IEDA CHAVES: Deputada anuncia ações para fortalecer proteção de crianças e adolescentes

Campanha “Maio Laranja - Criança Segura” terá atividades diversas em Porto Velho e interior.

IEDA CHAVES: Deputada anuncia ações para fortalecer proteção de crianças e adolescentes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

 

Sensibilizar a população sobre a prevenção e o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Com este propósito, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), fez uso da tribuna na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (2), para lembrar da campanha nacional “Maio Laranja - Criança Segura”. Uma ação para alertar a população sobre os crimes contra a infância.
 
Para a parlamentar, é o momento propício de trazer o tema em pauta. “Infelizmente, os casos ainda são altos em Rondônia. (...) Que a gente possa conseguir levar para a nossa população como um todo, aos pais, as crianças, para que aprendam a se defender. E, que consigam entender, quando acaba o carinho e quando começa o abuso”, observou.
 
Com o empenho de seu gabinete, haverá ações durante todo o mês como, por exemplo, “pit stops”, distribuição de panfletos e materiais digitais, além de palestras em escolas e encontros. “Vamos levar todo o tipo de informações com essas ações, inclusive durante a Rondônia Rural Show Internacional, levando esta pauta e trabalhando pelo entorno [região central]”, citou.
 
Dados
 
A deputada ainda apresentou os dados do Observatório da Segurança Pública de Rondônia, ligado a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), que informou que há o registro de mais de 2.390 ocorrências de crimes, sendo estupro de vulnerável (912), corrupção de menores (117) e crimes contra a criança e adolescente (1.364). O período avaliado é de 01/01/2022 a 30/04/2023.
 
“É um dado muito alarmante, quando a gente está falando aqui é de criança. Então, o meu convite é para que a gente possa unir as nossas forças, pois afinal de contas, nós temos voz. Conseguimos chegar em muitos lugares onde a maioria das pessoas não têm este tipo de informação”, fez o apelo.
 
Legislação
 
A parlamentar lembrou que o movimento está baseado na Lei Federal 9.970/2000, que define a data de 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes prevê uma série de mobilizações e reflexões possam proporcionar o direito a uma infância segura e saudável.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS