SENADOR: Jaime Bagattoli cobra maior prazo para retirada de gado no sul do AM

Ele pede ao Ibama que reavalie a situação

SENADOR: Jaime Bagattoli cobra maior prazo para retirada de gado no sul do AM

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O senador Jaime Bagattoli (PL) cobrou posição e maior prazo do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) sobre a Operação “Retomada” que exige que produtores rurais e criadores de gado do sul do Amazonas retirem todos os animais de supostas áreas embargadas na região. O temor do parlamentar é de que a operação seja estendida ao Estado de Rondônia.
 
 
“Já cobrei mais explicações e também fui diretamente à Mesa do Sendo para pedir apoio nessa tratativa, além de pôr este assunto em pauta na próxima reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O nosso principal objetivo agora é que o Ibama conceda maior prazo para que os produtores da região se adequem às notificações”, explica o parlamentar.
 
 
Segundo o Ibama, o objetivo da operação é que os produtores retirem todos os animais de áreas embargadas e os levem a pastos regularizados pelo Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam) e que nesse período todas as normas ambientais e sanitárias sejam cumpridas.
 
 
O instituto alega que a medida é para cessar a degradação ambiental na região e permitir a recuperação da área degradada. Na prática, a operação afeta propriedades rurais localizadas nos municípios amazonenses de Humaitá, Lábrea, Manicoré, Apuí e Canutama, alguns desses com divisas no município de Porto Velho, o que desperta o temor de que as notificações também se estendam, no futuro, à Rondônia.
 
 
“A orientação inicial do Ibama era de que os produtores teriam um prazo de cinco dias para se regularizarem e prestarem esclarecimentos. Esperamos que isso seja estendido e garantido a todos eles, já que em caso de descumprimento eles podem ter os seus animais apreendidos. Nosso objetivo é que o instituto tenha a consciência de tratar caso a caso e evitar qualquer injustiça”, finaliza o senador.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS