SENADOR: Jaime Bagattoli cobra maior prazo para retirada de gado no sul do AM

Ele pede ao Ibama que reavalie a situação

SENADOR: Jaime Bagattoli cobra maior prazo para retirada de gado no sul do AM

Foto: Assessoria

O senador Jaime Bagattoli (PL) cobrou posição e maior prazo do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) sobre a Operação “Retomada” que exige que produtores rurais e criadores de gado do sul do Amazonas retirem todos os animais de supostas áreas embargadas na região. O temor do parlamentar é de que a operação seja estendida ao Estado de Rondônia.
 
 
“Já cobrei mais explicações e também fui diretamente à Mesa do Sendo para pedir apoio nessa tratativa, além de pôr este assunto em pauta na próxima reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O nosso principal objetivo agora é que o Ibama conceda maior prazo para que os produtores da região se adequem às notificações”, explica o parlamentar.
 
 
Segundo o Ibama, o objetivo da operação é que os produtores retirem todos os animais de áreas embargadas e os levem a pastos regularizados pelo Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam) e que nesse período todas as normas ambientais e sanitárias sejam cumpridas.
 
 
O instituto alega que a medida é para cessar a degradação ambiental na região e permitir a recuperação da área degradada. Na prática, a operação afeta propriedades rurais localizadas nos municípios amazonenses de Humaitá, Lábrea, Manicoré, Apuí e Canutama, alguns desses com divisas no município de Porto Velho, o que desperta o temor de que as notificações também se estendam, no futuro, à Rondônia.
 
 
“A orientação inicial do Ibama era de que os produtores teriam um prazo de cinco dias para se regularizarem e prestarem esclarecimentos. Esperamos que isso seja estendido e garantido a todos eles, já que em caso de descumprimento eles podem ter os seus animais apreendidos. Nosso objetivo é que o instituto tenha a consciência de tratar caso a caso e evitar qualquer injustiça”, finaliza o senador.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS