DOMÉSTICO: Ieda Chaves apresenta indicação de criação da Coordenadoria de Bem-Estar do Animal

Proposta de articulação prevê atenção aos animais domésticos em situação de rua.

DOMÉSTICO: Ieda Chaves apresenta indicação de criação da Coordenadoria de Bem-Estar do Animal

Foto: Divulgação

 

Defensora da causa animal, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), recomendou a Indicação Nº 242/23, que dispõe sobre a criação e organização da Coordenadoria de Bem-Estar do Animal Doméstico, pelo Governo de Rondônia. A proposta visa desenvolver a cultura estadual de defesa aos animais domésticos, conforme os termos de uma minuta.  
 
De acordo com a parlamentar, a responsabilidade pelos animais de rua é de competência comum da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, que devem zelar e proteger o meio ambiente, bem como preservar as florestas, fauna e flora, conforme dispõe o Art. 23 da Constituição Federal. 
 
“A finalidade específica da criação de Coordenadoria específica quer o bem-estar do animal doméstico e a promoção da educação para a guarda responsável, tendo como intuito desenvolver a cultura estadual de defesa dos animais, bem como adquirir o controle populacional, saúde e bem-estar dos animais domésticos em situação de rua ou maus tratos”, observou Ieda Chaves. 
 
A proposição indica que a Coordenadoria possa ser subordinada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam/RO). “Até o momento, não há no Estado uma unidade voltada à defesa dos animais domésticos, então a criação da Coordenadoria representará um avanço imenso para a causa animal e demonstrará o interesse governamental com as questões relacionadas ao bem-estar animal, já que está diretamente relacionado à função precípua da Secretaria”, reiterou a parlamentar.
 
LEGISLAÇÃO
 
A deputada lembrou ainda que existe o Decreto nº 24.645, de 10 de julho de 1934, que estabelece, em seu art. 1º, que todos os animais existentes no país são tutelados do Estado, reconhecendo indiretamente que os animais, apesar de não possuírem capacidade civil, possuem direitos que precisam ser protegidos.
 
PRAZO
 
A indicação foi feita ao governador do Estado, Marcos Rocha, extenso ao secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, e ao titular da Sedam, Marco Antonio Ribeiro de Menezes Lagos. O prazo de retorno é indeterminado. 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS