DEMANDAS: Deputada Cláudia de Jesus busca alternativas para melhorar saúde em Rondônia

Comissão de Saúde ouviu o secretário estadual de saúde

DEMANDAS: Deputada Cláudia de Jesus busca alternativas para melhorar saúde em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Preocupada com a melhoria dos serviços públicos de saúde, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), realizou duas reuniões na Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, na última terça-feira, 04, com a presença do Coronel Jefferson Rocha, secretário de estado de saúde e com Rafael Esposel, representante da Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), que administra os maiores contratos de empreendimentos de saúde do governo em Rondônia.
 
 
A Unops tem disponibilizados em caixa, mais de R$ 40 milhões para conclusão do Hospital Regional de Guajará-Mirim, obras no Cemetron, Maternidade de Alto Risco em Porto Velho. Na Comissão, os deputados aprovaram vários requerimentos, solicitando informações sobre contratos e cronogramas firmados com o governo do estado, valores que foram pagos e a receber, valor total da parceria, obras a serem realizadas, dentre outros questionamentos. 
 
 
Já o secretário de saúde falou de investimentos em áreas como urologia, ortopedia e leitos de retaguarda. Jefferson Rocha disse que deve rever os valores pagos dos plantões médicos e que trabalha para equipar o sistema de saúde do Estado com tecnologia de ponta, materiais cirúrgicos e ortopédicos eficientes e suficientes, para atender a demanda. Rocha mencionou iniciativas como a telemedicina, onde os pacientes falam diretamente com médicos, uma ação que, segundo ele, diminuiu filas que antes representavam 70% da demanda e hoje estão em 30%. O Estado também irá criar a Escola Pública de Saúde, para capacitar profissionais.
 
 
Cláudia de Jesus, que defende a construção de hospitais nas maiores cidades do Estado, disse que “a descentralização da saúde, com o fortalecimento das regionais, é o caminho mais curto para melhor atender a população. Ji-Paraná, que centraliza 17 municípios, tem filas enormes para cirurgias eletivas e outros procedimentos na saúde pública”. Cláudia já solicitou ao governo por meio de requerimento, a construção do hospital regional de Ji-Paraná. 
 
 
Na função de presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, Cláudia de Jesus tem levado os parlamentares para visitas de inspeção nos Hospitais João Paulo ll, Santa Marcelina, e vistoriou obras da unidade de saúde do novo Hospital de Urgência e Emergência do Estado (Heuro) em Porto Velho. A deputada também tem articulado a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Pública para que, entre outras ações, os deputados possam direcionar emendas parlamentares para fortalecer unidades de saúde. A mobilização para destinar emendas para o Santa Marcelina, por exemplo, já começou. 
 
 
Participaram das reuniões ordinária e extraordinária da Comissão os parlamentares:  Dra. Taíssa (PSC), Gislaine Lebrinha (União Brasil), Alan Queiroz (Podemos), Luizinho Goebel (PSC), Delegado Camargo (Republicanos), Jean Oliveira (MDB) e Cláudia de Jesus (PT).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS