AVANÇO: Projeto de lei prevê distribuição de remédios à base de Canabidiol em RO

Há a previsão ainda da realização de debates para fornecer informação à população

AVANÇO: Projeto de lei prevê distribuição de remédios à base de Canabidiol em RO

Foto: 123RF

A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), recentemente recebeu um projeto de lei que beneficia a saúde.

 

Apresentado pelo deputado Dr. Luís do Hospital (MDB), há a previsão do fornecimento gratuito pelo Estado de medicamentos derivados a base de canabidiol, em associação com outras substâncias canabinóides, incluindo o tetrahidrocanabidiol, nas unidades de saúde pública estadual e privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O deputado estadual indicou ainda a realização de políticas públicas de debate para fornecer informação sobre o uso do medicamento à população em geral.

 

“A bancada parlamentar é o lugar onde devemos apresentar as necessidades da população por meio de soluções. Sei da importância de cada projeto de lei que apresentei ao parlamento e espero conquistarmos as aprovações para o benefício, especialmente dos pacientes que fazem tratamento de doenças ou alterações neurológicas”, afirmou ele.

 

Canabidiol

 

No Brasil, desde 2015, quando a Anvisa autorizou a importação dos produtos, os pedidos vêm aumentando ano a ano, sendo que somente em 2021 mais de 40 mil solicitações foram registradas, segundo informações da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde o fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol já é uma realidade.

 

A Lei 17.618/2023, que garante essa conquista, foi sancionada em 31 de janeiro de 2023, pelo atual governo.

 

A aprovação do projeto de lei em Rondônia, colocará o estado em destaque na conquista do tratamento para pessoas com autismo, com síndromes raras, idosos com Parkinson, epilepsia, Alzheimer, entre outras que precisam das medicações.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS