DEPUTADOS: ALE/RO verifica pautas da educação e defende piso salarial nacional

Marcelo Cruz destacou reunião com mães atípicas, na semana passada, e as pautas reivindicadas.

DEPUTADOS: ALE/RO verifica pautas da educação e defende piso salarial nacional

Foto: Assessoria

O gabinete da presidência da Assembleia Legislativa foi espaço democrático de debate sobre a educação e suas prioridades, na manhã da última terça-feira (21) quando a secretária de Estado da Educação, professora Ana Lúcia Pacini, foi recebida pelo presidente da Casa de Leis, deputado Marcelo Cruz (Patriota) e pelos deputados Alan Queiroz (Podemos), Delegado Camargo (Republicanos) e Cirone Deiró (União Brasil).
 
 
Na conversa, pautas importantes que englobam e valorizam o setor educacional em Rondônia, como frisou o deputado Marcelo Cruz, que destacou reunião com mães atípicas, na semana passada, momento em que apresentaram pautas importantes, inclusive sobre a capacitação de professores que irão trabalhar com essas crianças, e que devem ser repassadas a Seduc.
 
 
A secretária esclareceu que a ementa desta pauta está sendo ajustada para melhorar cada vez mais o atendimento. “Essa parte pedagógica conta, agora, com a participação de mães atípicas junto a equipe. Isso vai ajudar muito na elaboração de pautas para atender a classe. Temos a preocupação de atender as crianças da maneira mais apropriada”, destacou ela.
 
 
O deputado Delegado Camargo cobrou ações da Seduc com relação a sala de recursos e a contratação dos monitores para educação inclusiva. O deputado entende que a pauta da educação inclusiva deve ser uma das prioridades do governo do estado, pois sabe as dificuldades que as famílias atípicas enfrentam para garantir o mínimo de conforto e acessibilidade.
 
 
O deputado Alan Queiroz cobrou matéria de autoria do Poder Executivo para tratar sobre o piso salarial dos professores seja equiparado ao nacional da classe. O parlamentar defendeu que o reajuste do piso salarial para os profissionais do magistério encontra-se no âmbito da política de valorização profissional. “Precisamos receber essa mensagem do Executivo, o quanto antes, e aprovar nesta Casa o reconhecimento dessa classe tão importante para sociedade. Estamos felizes em saber que a mensagem já está sendo preparada”, disse.
 
 
Durante a reunião, o deputado Cirone Deiró cobrou uma melhor qualificação na formação dos profissionais que atuam com educação inclusiva no estado, especialmente, os que atuam no ensino de Educação a Distância (EaD). Destacou a audiência pública realizada por ele, na última segunda-feira (20), onde reuniu diversas mães atípicas e tratou sobre as maiores demandas. “Precisamos avançar nesse tema para melhor atender as famílias”, concluiu Deiró.
 
 
Ao finalizar, a secretária Ana Lúcia Pacini enalteceu o posicionamento do governador Marcos Rocha (União Brasil), como grande defensor das causas inclusivas.
“Temos o compromisso de atender todos os nossos alunos de forma igualitária. Nossa equipe da Seduc já trabalha em programas e projetos de inclusão e busca melhorar cada vez mais os que já estão em prática. Temos esse compromisso de estar junto ao Poder Legislativo ajustando uma melhor educação em Rondônia”.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS