PORTO VELHO: Deputada recebe projetos do Conselho de Arquitetura para o bem-estar social

A pauta contou com a apresentação de propostas que podem ser viabilizadas em parceria

PORTO VELHO: Deputada recebe projetos do Conselho de Arquitetura para o bem-estar social

Foto: Divulgação

 

A deputada Ieda Chaves (União Brasil) recebeu na segunda-feira (6), no gabinete parlamentar, Antônio Lopes e Carla Temes, presidente e vice do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia (CAU/RO). A pauta contou com a apresentação de projetos que podem ser viabilizados em parceria e que contemplem a população da capital, inicialmente.
 
Foram apresentados os projetos “Nenhuma Casa sem Banheiro”, “Vila Princesa: Colorindo Vidas” e “Leitura de Zebra”, que trata sobre sinalizações verticais de vias urbanas.
 
Para Ieda Chaves, é possível deliberar que são ações pontuais e que atendem projetos que melhoram a qualidade de vida e conforto. “Tem iniciativas que eu acredito e confio, ficando muito empolgada. Posso intermediar a execução de alguns via governo do estado e outros com doações de parceiros empresariais e/ou amigos”, observou.
 
Principal proposta
 
Os representantes do CAU/RO lembraram que duas das ideias disponibilizadas não são consideradas assistencialismo e, sim, garantia de direitos da pessoa. “Precisamos de um ‘braço’, ou seja, parceria para tirar essas iniciativas do país. A nossa principal proposta é, por exemplo, atuar para garantir melhorias sanitárias às residências de famílias em vulnerabilidade social”, exemplificou Lopes.
 
O presidente esclareceu ainda que há um recurso de 2% das verbas públicas em nível federal, já garantidas por meio da lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), que deve ser articulada com o estado em parcerias com os municípios interessados. O movimento ergue um cômodo em imóveis de pessoas de baixa renda.
 
Detalhamento
 
Uma outra iniciativa quer atender famílias, por meio de um projeto de extensão universitária com acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo de uma Instituição de Ensino Superior (IES) e, que visa oferecer a sensação de pertencimento às famílias da Vila Princesa, uma comunidade em que vivem centenas de famílias.
 
O último projeto apresentado quer atuar em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), na reformulação de sinalização de trânsito. A proposta visa um reordenamento das orientações e educação para o trânsito na capital.
 
Encaminhamentos
 
Ieda Chaves recepcionou as ideias com o compromisso de avaliar com a sua equipe as viabilidades pleiteadas. As deliberações podem ocorrer, inclusive, em proposituras futuras na Casa de Leis.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS