VEREADORA: Ellis Regina vota a favor do requerimento que revoga Lei que reajustou IPTU

O requerimento, segundo a vereadora, foi aprovado em atendimento ao interesse coletivo e levou em conta princípios da razoabilidade e o do não confisco

VEREADORA: Ellis Regina vota a favor do requerimento que revoga Lei que reajustou IPTU

Foto: Divulgação

 

A vereadora Ellis Regina (Podemos) votou agora há pouco durante a sessão plenária desta segunda-feira 08.03 a favor do Requerimento da Câmara Municipal que pede a revogação da Lei Complementar nº 926, de 26 de dezembro de 2023, que aprovou a nova Planta Genérica de Valores da cidade de Porto Velho, e que, por tabela, reajustou o IPTU dos imóveis. 
 
 
O requerimento, segundo a vereadora, foi aprovado em atendimento ao interesse coletivo e levou em conta princípios da razoabilidade e o do não confisco. Segundo o documento aprovado, o aumento do IPTU alcançou “valores desproporcionais e desarrazoados”. A lei, segundo o documento, afetará de forma não razoável o patrimônio do contribuinte, assim como a confiança na lei fiscal.
 
 
O Legislativo considerou ainda outras questões como a divergência entre os cálculos apresentados pelos técnicos da Prefeitura e o que foram apresentados no teor do projeto enviado pelo Executivo e sugere a formação de uma comissão para reavaliação da tabela da Planta Genérica de Valores, formada por órgãos e instituições representativas do Poder Público, comércio e autarquias federais fiscalizatórias. 
 
 
 
 
A proposta da Câmara Municipal é que, após todo o trabalho de levantamento, o prazo de pagamento para diluir todo o passivo acumulado em que não houve reajuste do IPTU, seja de 15 anos. O Legislativo quer envolver todos os interessados na discussão para que se chegue a um denominador comum para que seja cumprida a determinação do Tribunal de Contas e do Ministério Público, sem inviabilizar o pagamento devido pelo contribuinte.  
 
 
“A Câmara Municipal atendeu a um clamor público e essa é a nossa missão. Discutimos o assunto internamente e nossa sugestão é criar condições melhores de pagamento para o contribuinte. Ainda vivemos os efeitos econômicos negativos da pandemia, de modo que não podemos sacrificar o bolso do consumidor com mais impostos”, ressaltou a vereadora.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS