PARCERIA: Presidente da FIERO apresenta ações da entidade à deputada Ieda Chaves

Para dar mais subsídios à pauta desenvolvimentista da deputada quanto à contribuição da FIERO para Rondônia, o presidente explanou de forma sucinta sobre o Plano de Desenvolvimento Industrial (PDI)

PARCERIA: Presidente da FIERO apresenta ações da entidade à deputada Ieda Chaves

Foto: Assessoria

Em visita à Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), a deputada estadual Ieda Chaves, se inteirou sobre as áreas de atuação da entidade na defesa dos interesses da indústria rondoniense, junto com seus braços operacionais, SESI, SENAI e IEL. O presidente Marcelo Thomé fez uma apresentação à parlamentar, para demonstrar as oportunidades de parceria com o poder público sob a ótica da indústria.
 
 
Em números, o presidente da FIERO demonstrou a base industrial local, que atualmente responde por 19% do PIB de Rondônia. Hoje, os principais setores industriais estão concentrados nas atividades de serviços e utilidade pública (energia, água e outros), construção, alimentos, madeira e minerais não metálicos. Em números de exportação, o estado se destaca pela transação de grãos (soja e milho), carne, minério e madeira. O estado é o 5º maior exportador de carne bovina do país. Os maiores parceiros comerciais são China, Espanha e Holanda.
 
 
Marcelo Thomé esclareceu os serviços prestados pelo SESI, em educação, saúde, segurança no trabalho e promoção de qualidade de vida. Na educação, destacou que o SESI foi o pioneiro no Estado na implantação do Novo Ensino Médio, que associa o ensino regular à formação técnica. Ieda Chaves informou que “neste ponto, o SESI pode contribuir muito para a adequação da grade curricular das escolas públicas”, ressalta.
 
 
O SENAI, além da educação profissional, expandiu ofertas para o Ensino Superior, e dispõe de programas como o SENAI Vai Até Você, em que há a possibilidade de ministrar cursos em qualquer localidade, sem a necessidade do deslocamento dos alunos até as unidades físicas. Também conta com consultorias no campo da inovação e tecnologia.
 
 
Para dar mais subsídios à pauta desenvolvimentista da deputada quanto à contribuição da FIERO para Rondônia, o presidente explanou de forma sucinta sobre o Plano de Desenvolvimento Industrial (PDI), idealizado sob a ótica de seis pilares (micrologia de transporte, desenvolvimento industrial, matriz energética, telecomunicações e tecnologia da informação, capacitação de capital humano e segurança hídrica), e entregou os cadernos setoriais, realizado pela prefeitura da Capital, que se trata de um estudo dividido em 8 temas que mostram as oportunidades econômicas de Porto Velho e do Estado, com foco no desenvolvimento sustentável. A reunião contou com a participação do superintendente do SESI-IEL e diretor-regional do SENAI, Alex Santiago e do superintendente da FIERO, Gilberto Baptista.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS