MUDANÇA: Após decreto, Rondônia não deve ter novos clubes de tiro

Até o momento, nenhum dos deputados federais e senadores bolsonaristas se pronunciaram

MUDANÇA: Após decreto, Rondônia não deve ter novos clubes de tiro

Foto: Reprodução/Facebook - The Intercept Brasil

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Rondônia é o estado da Amazônia que mais registrou aumento da criação de clubes de tiro: são 53, sendo que 33 foram criados entre os anos de 2019 e 2021, em pleno governo Jair Bolsonaro (PL).

 

Por outro lado, o decreto assinado pelo presidente Lula (PT) impede a criação de novos empreendimentos desse tipo, já que dificulta o acesso a armas e munições, além de restringir a inscrição de novos Caçadores, Colecionadores e Atiradores (CACs).

 

O “revogaço” assinado pelo presidente afeta diretamente as lojas de caça que até o último dia 31 de dezembro vinham registrando um aumento considerável na venda de armas e munições.

 

De acordo com Lula, a revogação do decreto que facilitava a compra de armas e munições através, era nociva à segurança do país.

 

Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), ao mesmo tempo em que explodiu o número de clubes de tiro em Rondônia, o estado também teve um aumento exponencial nas mortes relacionadas aos conflitos agrários, sendo que em 2021, das 35 mortes no país, 11 aconteceram em Rondônia.

 

Logo após a medida presidencial, diversos deputados e senadores bolsonaristas eleitos em outubro do ano passado se manifestaram publicamente dizendo irão se mobilizar para derrubar o decreto de Lula.

 

Por outro lado, até o momento, nenhum dos oito deputados federais nem o senador eleitos por Rondônia na última eleição deram qualquer posicionamento sobre o “revogaço”.

 

O contrassenso é que toda a bancada rondoniense escolhida em 2022 para a Câmara Federal e o Senado se posicionaram a favor de Jair Bolsonaro e contra o presidente Lula.

 

Além das armas e munições, os clubes de tiro garantem altos rendimentos com a venda de assessórios, roupas entre outros produtos relacionados à prática do tiro.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS