VEREADORA: Ellis Regina têm dois projetos promulgados pela Câmara Municipal

Vereadora está preocupada com a incidência de neoplasias em mulheres do município

VEREADORA: Ellis Regina têm dois projetos promulgados pela Câmara Municipal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Diário Oficial dos Municípios traz em sua edição desta sexta-feira a publicação de duas promulgações de projetos de lei de autoria da vereadora Ellis Regina (Podemos), um referente ao setor da Educação e dois para a saúde. Os três projetos foram vetados pelo Município, mas mantidos pelo Legislativo. 
 
O primeiro projeto promulgado, o de nº 2996/2022, autoriza a isenção do pagamento de tarifa nos transportes públicos municipais para os candidatos do Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM, nos dias de realização da prova. Segundo a vereadora, esse benefício não traria prejuízo algum aos cofres públicos. 
 
 
Segundo ela, o Município garantiu ao Consórcio que opera o sistema de transporte coletivo da capital subsídios tarifários. A medida facilitaria a vida de muitos estudantes e oportunizá-los a garantir uma vida melhor através dos estudos, um custo-benefício positivo sob o ponto de vista social e educacional. 
 
O outro projeto foi o de n° 3.003/2022 de 28 de dezembro de 2022, que autoriza a concessão do direito a um dia de folga anual, às servidoras públicas municipais e empregadas celetistas, com idade superior ou igual a 35 anos, para a realização de exames de controle de câncer no Município de Porto Velho. 
 
De acordo com a vereadora, esses exames poderão inibir e evitar o número cada vez mais crescente de óbitos e mutilações sofridas por mulheres vítimas dessas neoplasias, principalmente na capital, onde há uma das maiores incidências do País. É, também uma lei de defesa à saúde das mulheres. 
 
As estimativas de incidência para câncer de mama e colo do útero divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer para 2023 mostram que essas doenças são preocupantes. O de mama, por exemplo, será de mais de 44 casos para cada grupo de cem mil habitantes. É preciso oportunizar essas mulheres a buscarem tratamento”, finalizou.  
 
Na tabela abaixo, confira a estimativa (em destaque) do Incra para câncer em Porto Velho para o ano de 2023
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS