CONHEÇA: Veja os 17 membros do secretariado de Marcos Rocha no 2º mandato

Entre as quase duas dezenas de cargos, há três mulheres

CONHEÇA: Veja os 17 membros do secretariado de Marcos Rocha no 2º mandato

Foto: Daiane Mendonça/Secom - Governo do Estado

Os titulares de áreas importantes do novo mandato do governador Marcos Rocha (União Brasil) tomaram posse das suas funções nesta semana, durante solenidade realizada no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho.

 

Entre nomes conhecidos e novatos, o Rondoniaovivo traz um pequeno perfil daqueles que estarão à frente das pastas no segundo mandato de Rocha. Dos 17 nomeados, três são mulheres.

 

Casa Militar - coronel PM Valdemir Carlos de Góes

 

Coronel da reserva da Polícia Militar de Rondônia, Valdemir Carlos ocupa o cargo de secretário-chefe da Casa Militar desde o primeiro mandato do governador Marcos Rocha.

 

O Valdemir Góes já foi comandante da Companhia de Operações Especiais da PM e ocupou algumas funções no 5º Batalhão da PM, além de assumir a responsabilidade de diretor-executivo da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

 

 

 

Casa Civil - José Gonçalves Júnior

 

O chefe da Casa Civil, mais conhecido como Júnior Gonçalves, é irmão do novo vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves. A família criou o Grupo Gonçalves, uma rede de supermercados que foi uma das maiores varejistas de Rondônia, mas teve falência declarada em 2019.

 

Júnior Gonçalves possui pós-graduação em Gestão Pública e já foi diretor comercial, de marketing e operações no grupo da família. Em 2019, ele assumiu a chefia da Casa Civil.

 

 

 

Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS) - Luana Rocha

 

A SEAS é comandada pela primeira-dama, Luana Rocha, formada em Administração Pública. Ela concorreu para o cargo de deputada federal em 2018, pelo PSL (Partido Social Liberal), mesmo ano em que o marido, Marcos Rocha, foi eleito governador.

 

Luana não venceu a eleição, mas foi nomeada Secretária de Estadual da Assistência e do Desenvolvimento Social. Ela continua durante o segundo mandato do marido.

 

 

 

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) - Sérgio Gonçalves

 

A atuação de Sérgio Gonçalves na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico também vem desde o primeiro mandato de Rocha. A diferença é que agora o secretário também é vice-governador do estado.

 

Sérgio é formado em administração e possui várias pós-graduações nas áreas de gestão, estratégias e finanças.

 

 

 

Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp) - Erasmo Meireles e Sá

 

A Seosp foi recriada em 2020, durante o governo Marcos Rocha, por meio de uma lei complementar. Desde então, Erasmo Meireles está à frente da pasta.

 

Inicialmente o secretário entrou no governo como diretor-geral do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), mas foi remanejado para a Seosp quando a pasta foi criada.

 

O secretário possui graduação em Ciências Militares e é Mestre em Operações Militares. Engenheiro militar do Exército Brasileiro, o oficial trabalhou mais de 30 anos com estradas e realizando várias obras no país.

 

 

 

Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) - Beatriz Basílio Mendes

 

Beatriz Basílio é uma das mulheres que fazem parte do novo secretariado de Rocha. Ela possui formação em Ciências Contábeis e Direito e pós-graduação em Auditoria Fiscal e Tributária.

 

Na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Beatriz já ocupou diversos cargos: secretária adjunta, coordenadora estadual de planejamento governamental e gerente de planejamento governamental.

 

 

 

Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) - Luís Fernando Pereira da Silva

 

A pasta da Sefin já é muito conhecida por Luís Fernando: ele é titular desde 2019, mas já desempenhou outras funções, como coordenador-geral da Unidade de Coordenação de Projetos.

 

Ele é formado em administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e possui especialização em gestão da produção e serviços e também gestão empresarial.

 

 

 

Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) - Felipe Bernardo Vital

 

Felipe Bernardo Vital é natural de Manaus (AM), mas vive em Rondônia há quase 20 anos, quando iniciou a carreira militar no Exército Brasileiro. Anos depois, Vital fez o concurso do Corpo de Bombeiros e cresceu na carreira até se tornar tenente-coronel.

 

Em 2018, Vital começou a carreira no Governo de Rondônia, como gerente de estratégia e inteligência da Casa Militar. Um ano depois, em 2019, ocupou o cargo de consultor técnico legislativo da Casa Civil.

 

O secretário é graduado em Inteligência e Segurança Pública e possui MBA em Gestão, Inteligência e Segurança Pública.

 

 

 

Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) - Marcus Rito

 

Marcus Rito é secretário da Sejus desde março de 2020. Antes disso, ocupou cargos em áreas de gestão do Departamento Penitenciário Nacional do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

 

Ainda foi Coordenador de Atividades de Biometria e Documentação Civil do Conselho Nacional de Justiça no Programa Justiça Presente. Rito possui especialização em Direito Público com Docência em Ensino Superior.

 

 

 

Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) - Jefferson Ribeiro da Rocha

 

Jefferson Ribeiro ocupa, a partir deste ano, o cargo que pertencia a Fernando Máximo.

 

O novo secretário tem graduação na área de Tecnologia e atua como programador. Ele também possui carreira militar, sendo oficial de polícia há mais de 10 anos.

 

 

 

Secretaria de Estado da Educação (Seduc) - Ana Lúcia Pacini

 

A atuação de Ana Lúcia Pacini na Seduc já chega a quase 30 anos. Ela já ocupou diferentes cargos, inclusive como professora. Ela já foi chefe de gabinete entre 2018 e 2022.

 

Pacini é graduada em Letras Vernácula pela UNIR e é especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.

 

 

 

Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) - Luiz Paulo

 

A nomeação de Luiz Paulo para a agricultura foi uma das primeiras mudanças que Marcos Rocha fez em seu secretariado após ser reeleito.

 

O secretário é advogado e jornalista, pós-graduado em direito eleitoral. Ele tem 43 anos e é marido de Jaqueline Cassol, que é atual deputada federal por Rondônia e foi candidata ao Senado nas Eleições 2022 pelo Progressistas (PP).

 

 

 

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) - Marco Antônio Ribeiro de Menezes Lagos

 

O secretário é formado em Direito e atua como advogado Criminalista. Além disso, Marco Lagos também é docente, lecionando as disciplinas de Direito Penal e Direito Processo Penal.

 

 

 

Procuradoria Geral do Estado (PGE-RO) - Maxwel Mota de Andrade

 

Mestrando em Ciência Jurídica e pós-graduado em Direito Tributário e em Direito Penal e Processual Penal, Maxwel Mota de Andrade é procurador-geral do estado desde janeiro de 2021.

 

 

 

Controladoria Geral do Estado (CGE-RO) - Francisco Lopes Netto

 

Antes de desempenhar a função de controlador-geral do estado, Francisco Lopes Netto passou pela Sefin. Ele também já trabalhou em outros órgãos públicos, como o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) e o Ministério Público de Contas (MPC-RO).

 

Francisco já foi professor colaborador do Departamento de Ciências Econômicas da UNIR.

 

 

 

Departamento Estadual de Estradas de Rodagens (DER-RO) - Eder André Fernandes Dias

 

Éder André Fernandes Dias está no DER desde abril de 2022, onde é major da Polícia Militar e natural de Santa Catarina. Ele possui graduação em direito e pós-graduação em Gestão de Planejamento Estratégico.

 

 

 

Departamento Estadual de Trânsito (Detran) - Paulo Higo Ferreira de Almeida

 

As passagens de Paulo Higo por diversas áreas do Governo de Rondônia são variadas. Já foi servidor e assessor técnico na SEJUS, assessor jurídico na Procuradoria-Geral Ambiental (PGE-RO) e chefe de gabinete da SEAS.

 

No Detran, Paulo ocupou a função de coordenador metropolitano dos postos avançados antes de ser nomeado diretor-geral.

 

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS