DIREITO: Ellis Regina cobra piso nacional dos agentes comunitários de saúde

A Emenda prevê um piso salarial nacional de dois salários mínimos, cerca de R$ 2.424,00

DIREITO: Ellis Regina cobra piso nacional dos agentes comunitários de saúde

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em visita à Ji-Paraná, a vereadora de Porto Velho, Ellis Regina (Podemos), parabenizou a Câmara Municipal de Vereadores e a Prefeitura daquele município pela iniciativa de criar e aprovar o projeto de lei que estabelece o piso nacional dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. 
 
 
O recurso da União, inclusive, já foi creditado na conta da Prefeitura para o pagamento do piso nacional a estes trabalhadores, conforme estabelece a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 22/11, aprovada pela Câmara dos Deputados e depois transformada em Emenda Constitucional (EC) 120, após ser aprovada, no Senado Federal, no dia 4 de maio.
 
 
A Emenda prevê um piso salarial nacional de dois salários mínimos (R$ 2.424,00 atualmente) para cerca de 400 mil agentes comunitários de saúde e de combate às endemias no Brasil, com recursos da União. O texto aprovado garante ainda adicional de insalubridade e aposentadoria especial devido aos riscos inerentes às funções desempenhadas.
 
 
De acordo com a proposta, os estados, o Distrito Federal e os municípios deverão estabelecer outras vantagens, incentivos, auxílios, gratificações e indenizações a fim de valorizar o trabalho desses profissionais.
 
 
 
 
A EC determina que os recursos deverão constar no orçamento geral da União com dotação própria e exclusiva e, quando repassados, seja para pagar salários ou qualquer outra vantagem a esses agentes, não serão incluídos no cálculo para fins do limite de despesa com pessoal dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
 
 
“O prefeito Isaú Fonseca, que enviou o projeto de lei para o legislativo, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Wellington Negão, que juntamente com seus pares, aprovou a iniciativa do executivo municipal, estão de parabéns. E que este exemplo seja seguido pelos vereadores e prefeitos de todos os municípios de Rondônia. E pedimos ao prefeito Hildon Chaves, mesmo em recesso, também tenha a sensibilidade e encaminha para a Câmara de Porto Velho projeto similar, pois é, sobretudo, uma iniciativa que valoriza esses agentes, profissionais que estão no dia a dia da população, orientando o povo, orientando os moradores sobre como se prevenirem contra doenças e terem qualidade de vida”, enfatizou Ellis Regina.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS