PROTOCOLADA: Senador Confúcio Moura assina pedido para CPI do MEC

PROTOCOLADA: Senador Confúcio Moura assina pedido para CPI do MEC

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com a assinatura do vice-presidente nacional do MDB, senador Confúcio Moura (RO), o líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), protocolou nesta terça-feira para o pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar suspeitas de corrupção na gestão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro.

O requerimento conta com a assinatura de 30 senadores, duas a mais do que a necessária. De última hora, ele conseguiu o apoio de mais dois senadores: Marcelo Castro (MDB-PI) e Confúcio Moura (MDB-RO).
 
Ele afirma que tem promessas para chegar a 34 apoios, uma margem sobre as 27 assinaturas mínimas necessárias. Com o pedido protocolado à presidência do Senado, cabe agora ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), instale a comissão.
 
A tendência do senador é dar prosseguimento ao colegiado, afim de evitar o que aconteceu no ano passado, quando foi obrigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a abrir a CPI da Covid após segurar a abertura por meses.
 
Randolfe anunciou que tinha o número necessário de assinaturas na semana passada, mas disse que só protocolaria o pedido nesta terça-feira. O objetivo do líder da oposição era conseguir o apoio de mais senadores e blindar o pedido de CPI da ofensiva da base governista no Senado, que atua para reverter o aval de alguns senadores que assinaram o requerimento.
 
O filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) e coordenador da campanha de reeleição do pai, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), foi convocado para reforçar o trabalho dos aliados do Planalto para barrar a CPI. Em abril, quando as primeiras denúncias de irregularidades no MEC vieram à tona, a oposição tentou avançar com o pedido de abertura da CPI, mas seus esforços foram atrapalhados pela base governista, que conseguiu retirar assinaturas do requerimento.
 
O caso, porém, ganhou mais força na semana passada, após Milton Ribeiro ser alvo de uma operação da Polícia Federal.
 
Conversas do ex-ministro interceptadas pela PF indicaram que Bolsonaro pode ter avisado Ribeiro da operação. Em uma ligação à filha, o ex-ministro diz que o presidente tinha um “pressentimento” de que poderia haver um mandado de busca e apreensão contra Ribeiro.
 
Em outro áudio, a mulher do ex-ministro, Myrian Ribeiro, conta que ele já estava sabendo da operação. A conversa foi gravada no dia da prisão de Ribeiro.
 
Veja a lista dos signatários:
 
1. Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
 
2. Paulo Paim (PT-RS)
 
3. Humberto Costa (PT-PE)
 
4. Fabiano Contarato (PT-ES)
 
5. Jorge Kajuru (Podemos-GO)
 
6. Zenaide Maia (Pros-RN)7. Paulo Rocha (PT-PA)
 
8. Omar Aziz (PSD-AM)
 
9. Rogério Carvalho (PT-SE)
 
10. Reguffe (União Brasil-DF)
 
11. Leila Barros (PDT-DF)
 
12. Jean Paul Prates (PT-RN)
 
13. Jaques Wagner (PT-BA)
 
14. Eliziane Gama (Cidadania-MA)
 
15. Mara Gabrilli (PSDB-SP)
 
16. Nilda Gondim (MDB-PB)
 
17. Veneziano Vital do Rego (MDB-PB)
 
18. José Serra (PSDB-SP)
 
19. Eduardo Braga (MDB-AM)
 
20. Tasso Jereissati (PSDB-CE)
 
21. Cid Gomes (PDT-CE)
 
22. Alessandro Vieira (PSDB-SE)
 
23. Dario Berger (PSB-SC)
 
24. Simone Tebet (MDB-MS)
 
25. Soraya Thronicke (União Brasil-MS)
 
26. Rafael Tenório (MDB-AL)
 
27. Giordano (MDB-SP)
 
28. Izalci Lucas (PSDB-DF)
 
29. Confúcio Moura (MDB-RO)
 
30. Marcelo Castro (MDB-PI)
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS