Circula nos bastidores políticos de Ariquemes que a falsa denúncia contra a Assembleia Legislativa disseminada pelo vereador Renato Padeiro (Solidariedade) - foto- teria motivações políticas. Padeiro, que é presidente da Câmara de Ariquemes, é pré-candidato a deputado estadual e teria a intenção de catapultar seu nome perante o eleitorado. Com baixa densidade eleitoral para um voo tão alto, estaria colocando planos em ação para ficar em evidência.
A estratégia estava sendo considerada inteligente, embora Padeiro tenha exagerado no valor citado na informação falsa. Ele ajudou a disseminar o boato de que a Assembleia Legislativa gastou R$ 6 milhões durante a Rondônia Rural Show e em seguida cobrou moralidade. Estava tudo indo bem, até que a notícia foi desmentida.
Padeiro está repaginado para tentar a candidatura a deputado estadual. Se aliou a um ex-adversário político, o vereador Rafael Fera (Podemos), e agora estaria fazendo barulho na busca por um nicho maior de eleitores.
Uma proximidade maior com políticos experientes poderá ajudar muito em uma eventual campanha de Padeiro. No Podemos de Fera existem alguns políticos assim. Uma das primeiras orientações deverá ser não exagerar muito nas fake news, porque uma notícia falsa muito escandalosa logo se espalha é acaba sendo desmentida.