EDUCAÇÃO: Jaqueline Cassol reivindica curso de direito para Vilhena

Ela também pediu IFRO para Rolim de Moura e bolsas universitárias para Rondônia

EDUCAÇÃO: Jaqueline Cassol reivindica curso de direito para Vilhena

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A deputada federal Jaqueline Cassol (Progressistas) esteve em audiência nesta quarta-feira (18), com Victor Godoy Veiga, ministro da Educação, equipe técnica e representantes de instituições superiores de Rondônia. Na pauta, diálogos importantes sobre investimentos públicos em universidades, como contratação de professores, estrutura para novos cursos técnicos e de bacharelado em todo Estado, além da inclusão social de mais estudantes.
 
A deputada voltou a cobrar agilidade do Ministério da Educação na abertura do curso de direito na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus da cidade de Vilhena (RO), distante 707 quilômetros de Porto Velho, e a implantação do IFRO na cidade de Rolim de Moura. Em Rolim, essa estrutura de estudos e pesquisa irá beneficiar os municípios de Santa Luzia, Alta Floresta, Alto Alegre, Novo Horizonte, Castanheiras, Nova Brasilândia.
 
UNIR DE VILHENA – O curso de direito permitirá o ingresso de 500 estudantes na universidade. O Campus da UNIR de Vilhena fica localizado no Sul de Rondônia, divisa com Mato Grosso, e receberá estudantes residentes nos 7  municípios do Cone Sul do estado, bem como do noroeste do Mato Grosso. 
 
“A oferta deste curso trata-se de um projeto de cunho educacional e social, oportunizando mais pessoas ao ingresso no ensino superior, gratuito e de qualidade”, diz o documento encaminhado ao MEC pela deputada. 
 
IFRO EM ROLIM DE MOURA – Outra demanda da deputada foi a implantação do Campus Avançado do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) na cidade de Rolim de Moura (RO). 
 
“O nosso pedido atende a reivindicação dos prefeitos, vereadores, lideranças e a população em geral. Rolim de Moura é a capital da região da Zona da Mata e a soma dos habitantes dos sete municípios, abrange uma população de aproximadamente 140 mil pessoas, atuando fortemente no agronegócio, na agricultura familiar, na indústria, no comércio, na construção civil e no setor de serviços”, argumenta a deputada.
 
De acordo com a deputada, a proposta inicial, em parceria com a prefeitura municipal, é implantar o Instituto no prédio de três andares, cedido pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), para início imediato das atividades com três cursos de nível médio: técnico em agropecuária, agronegócio e edificações, além dos cursos oferecidos nas modalidades de ensino à distância (EAD) e outros de formação continuada. 
 
“A prefeitura municipal disponibilizará os móveis, equipamentos e espaço para laboratório de laticínios para o funcionamento imediato do Campus e posteriormente fará a doação de um terreno de aproximadamente 18.970 metros quadrados, para a construção de toda a infraestrutura necessária”, diz o texto do pedido enviado ao MEC.
 
BOLSAS PARA UNIVERSITÁRIOS – Atendendo a pedidos da Associação do Povo Indígena Amondawa (APIA), a deputada também solicitou ao ministro aumento da quantidade de Bolsas Permanência Estudantil da UNIR para  estudantes indígenas, quilombolas e reabertura da concessão de bolsas para estudantes em geral com renda familiar não superior a um salário mínimo e meio. O auxílio é essencial para alimentação e transporte dos estudantes.
 
“Devido a pandemia e a suspensão das aulas presenciais, houve uma drástica diminuição na quantidade de bolsas cedidas à Universidade de Rondônia, impactando diretamente, em aproximadamente 400 estudantes indígenas e quilombolas que já estavam estudando, bem como para os estudantes que estão iniciando e não tem condições financeiras de se manter matriculados”, diz o texto do ofício ao ministro da Educação. 
 
RESULTADOS – Durante audiência com a deputada Jaqueline Cassol, o ministro da educação confirmou o interesse do governo federal em investir na qualidade de educação de Rondônia, ampliando oportunidades em cursos técnicos e bacharelado gratuitos, garantindo benefícios sociais e promovendo a inclusão social. 
 
Sobre o curso de direito em Vilhena, a equipe técnica e o ministro afirmaram que vão agilizar o processo o mais rápido possível para que universitários possam alcançar a formação de bacharel. 
 
Uma vistoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) será feita no Campus da Unir na cidade de Vilhena para analisar se as condições de infraestrutura e instalações seguem os padrões e exigências do MEC. O MEC já solicitou ao ministério da Economia a abertura de códigos de vagas para a contratação de novos professores.
 
Já com relação ao IFRO de Rolim de Moura, Victor Godoy Veiga disse ser importante a parceria com a prefeitura municipal que cederá estrutura predial e, por isso, vai solicitar ao ministério da Economia a abertura imediata de vagas para instalar um Pólo e depois construir o Campus avançado. 
 
Com relação às bolsas universitárias, para índios, quilombolas e pessoas com baixa renda salarial, o Ministério da Educação assumiu o compromisso de analisar a possibilidade de aumentar a quantidade disponível para Rondônia.
 
Participaram da audiência o senhor Aldair Júlio Pereira, prefeito de Rolim de Moura, o professor Carlos Henrique, Reitor substituto do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), junto com o professor e doutor, José Juliano Cedaro, vice-reitor da UNIR.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Max Combustiveis LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS