JEAN DE OLIVEIRA: Deputado cobra fim do monopólio na comercialização da carne produzida em RO

Deputado quer mais frigoríficos de Rondônia mandando a produção local para o mercado chinês

JEAN DE OLIVEIRA: Deputado cobra fim do monopólio na comercialização da carne produzida em RO

Foto: Divulgação

O deputado Jean de Oliveira (MDB) disse, na sessão plenária da última terça-feira (26), que o estado chegou a uma triste realidade. Ele destacou que o preço da arroba do boi está desvalorizado e os insumos gastos na produção estão cada vez mais caros.
 
Jean frisou que isso ocorre em um estado onde a pecuária representa a principal fonte de arrecadação estadual.  O parlamentar esteve no Vale do Guaporé e na região do Cone Sul, ouvindo justamente pecuaristas que enfrentam este problema. Jean Oliveira disse que nunca foi tão baixo o reconhecimento pela carne produzida em Rondônia e o setor está enfrentando um colapso financeiro.
 
Para Jean, é preciso que o estado tenha mais frigoríficos, pois só assim, segundo ele, voltará a ser mais competitivo. Ele lembrou que o governo estadual até conseguiu baixar a carga de impostos. "Mas ainda é uma medida paliativa, pois o transporte do gado daqui para São Paulo, por exemplo, é muito oneroso. O produtor tem que pagar vários pedágios e arcar com fretes muito altos."
 
Jean afirmou que não há uma política voltada para o produtor de gado por falha do próprio estado.  Segundo Jean, essa inoperância é o que mais contribui para o agravamento do problema. Ele não entende o porquê de apenas um frigorífico de Rondônia está legalizado e habilitado a importar a carne bovina para o mercado da China, único país, conforme observou, que paga hoje o melhor preço pela carne produzida no Brasil.
 
"Temos que credenciar mais frigoríficos", orientou o parlamentar, acrescentando que o monopólio desse frigorífico de Rolim de Moura só prejudica. "Tem que ter um empenho da Secretaria da Agricultura, buscando credenciar novas empresas e é preciso também fazer um trabalho junto ao Ministério da Agricultura para que Rondônia possa ter mais comerciantes mandando a carne que produz aqui para a China", reforçou.
 
Jean destacou ainda que o estado tem grandes frigoríficos, com toda a estrutura e capacidade para a produção daqui chegar satisfatoriamente ao mercado chinês. " O que faltam são políticas públicas que possibilitem uma nova realidade. Só assim, conseguiremos sair deste monopólio."
 
Jean comentou que os norte-americanos compram uma carne mais em cortes nobres e os chineses compram o gado por inteiro, sendo mais lucrativo para o produtor local.
 
O deputado argumentou que Rondônia tem hoje um gado livre da febre aftosa. "Somos o primeiro estado a conquistar essa condição. No entanto, não estamos colhendo nenhum benefício desse status. A Secretaria da Agricultura precisa de agir e agir rápido, fazendo o seu papel para tirar o produtor dessa crise," falou.
 
Jean observou que o governador de Rondônia é aliado do presidente Jair Bolsonaro e precisa colocar seus secretários para dialogar com os ministros, pondo os interesses públicos em primeiro plano. "A pecuária, como todos sabem, é a base da economia local e não pode continuar sem uma política de representatividade."
 
Direito ao esquecimento

Em qual desses quatro pré-candidatos você votaria se as eleições fossem hoje?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS