JEAN DE OLIVEIRA: Deputado cobra fim do monopólio na comercialização da carne produzida em RO

Deputado quer mais frigoríficos de Rondônia mandando a produção local para o mercado chinês

JEAN DE OLIVEIRA: Deputado cobra fim do monopólio na comercialização da carne produzida em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado Jean de Oliveira (MDB) disse, na sessão plenária da última terça-feira (26), que o estado chegou a uma triste realidade. Ele destacou que o preço da arroba do boi está desvalorizado e os insumos gastos na produção estão cada vez mais caros.
 
Jean frisou que isso ocorre em um estado onde a pecuária representa a principal fonte de arrecadação estadual.  O parlamentar esteve no Vale do Guaporé e na região do Cone Sul, ouvindo justamente pecuaristas que enfrentam este problema. Jean Oliveira disse que nunca foi tão baixo o reconhecimento pela carne produzida em Rondônia e o setor está enfrentando um colapso financeiro.
 
Para Jean, é preciso que o estado tenha mais frigoríficos, pois só assim, segundo ele, voltará a ser mais competitivo. Ele lembrou que o governo estadual até conseguiu baixar a carga de impostos. "Mas ainda é uma medida paliativa, pois o transporte do gado daqui para São Paulo, por exemplo, é muito oneroso. O produtor tem que pagar vários pedágios e arcar com fretes muito altos."
 
Jean afirmou que não há uma política voltada para o produtor de gado por falha do próprio estado.  Segundo Jean, essa inoperância é o que mais contribui para o agravamento do problema. Ele não entende o porquê de apenas um frigorífico de Rondônia está legalizado e habilitado a importar a carne bovina para o mercado da China, único país, conforme observou, que paga hoje o melhor preço pela carne produzida no Brasil.
 
"Temos que credenciar mais frigoríficos", orientou o parlamentar, acrescentando que o monopólio desse frigorífico de Rolim de Moura só prejudica. "Tem que ter um empenho da Secretaria da Agricultura, buscando credenciar novas empresas e é preciso também fazer um trabalho junto ao Ministério da Agricultura para que Rondônia possa ter mais comerciantes mandando a carne que produz aqui para a China", reforçou.
 
Jean destacou ainda que o estado tem grandes frigoríficos, com toda a estrutura e capacidade para a produção daqui chegar satisfatoriamente ao mercado chinês. " O que faltam são políticas públicas que possibilitem uma nova realidade. Só assim, conseguiremos sair deste monopólio."
 
Jean comentou que os norte-americanos compram uma carne mais em cortes nobres e os chineses compram o gado por inteiro, sendo mais lucrativo para o produtor local.
 
O deputado argumentou que Rondônia tem hoje um gado livre da febre aftosa. "Somos o primeiro estado a conquistar essa condição. No entanto, não estamos colhendo nenhum benefício desse status. A Secretaria da Agricultura precisa de agir e agir rápido, fazendo o seu papel para tirar o produtor dessa crise," falou.
 
Jean observou que o governador de Rondônia é aliado do presidente Jair Bolsonaro e precisa colocar seus secretários para dialogar com os ministros, pondo os interesses públicos em primeiro plano. "A pecuária, como todos sabem, é a base da economia local e não pode continuar sem uma política de representatividade."
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Max Combustiveis LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS