Na tarde do dia 23 de março o Vereador Gilber Mercês participou da audiência pública que trata da prestação de água trata e esgoto na capital de Porto Velho.
Com a palavra o nobre Vereador fez vários questionamentos aos componentes da mesa, ressaltando a importância do saneamento básico para a cidade e demonstrando grande preocupação com o alcance desse direito aos moradores de bairros mais distantes e dos nossos distritos, além do eventual custo do serviço, a fim de que não traga uma alta oneração aos munícipes.
Salientou que Porto Velho é a mais extensa capital estadual do país, tendo uma divisão geográfica que dificulta a execução de projetos de infraestrutura de grande porte como este.
Na condição de Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Porto Velho/RO, destacou, também, o tratado da ONU, do qual nosso país é signatário desde 2010, o qual dispõe/coloca a água tratada e esgoto como um direito fundamental (direito humano).
Além disso, dentre os demais pontos levantados, o Vereador mostrou grande preocupação com o destino dos trabalhadores da CAERD e enfatizou a necessidade de um diálogo entre Estado, Município e representantes da classe de trabalhadores da caerd, pois esses profissionais deram e ainda dão uma contribuição sem igual para o crescimento da nossa Porto Velho.