ELEIÇÕES 2022: Vinicius Miguel pede exoneração da Semagric e é pré-candidato ao Governo

Carta de demissão foi entregue ao prefeito Hildon Chaves na noite da terça-feira (22)

ELEIÇÕES 2022: Vinicius Miguel pede exoneração da Semagric e é pré-candidato ao Governo

Foto: Divulgação

Vinícius Miguel não é mais secretário municipal de Agricultura em Porto Velho. Ele entregou a carta de demissão ao prefeito Hildon Chaves (PSDB), na noite da terça-feira (23), e confirmou ao Rondoniaovivo que é pré-candidato ao Governo do Estado nas eleições deste ano.
 
Vinícius foi para a Semagric após uma passagem pela Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital, criada no começo de 2020.
 
Com forte atuação e participação nas campanhas eleitorais de 2018 (para Governo, com 110.585 votos) e para a prefeitura (onde ficou em terceiro lugar), ele sai do cargo para começar a organizar a possível campanha para o Executivo estadual, onde garante que vai fortalecido.
 
“Minha passagem pela superintendência e pela Semagric só me deram ótimas experiências e uma convivência muito mais próxima do que é administrar, planejar e executar. Não foi uma tarefa fácil, mas saio dessa passagem pela prefeitura muito mais firme no meu propósito de servir à população”, pontuou Miguel ao Rondoniaovivo.
 
Vinícius Miguel também elogiou bastante a postura de Hildon Chaves enquanto foi subordinado a ele, chamando-o ainda de amigo. “Me deu todo o apoio possível e sempre me ouviu quando precisei de orientação e fazer alguns pedidos”, disse ele.
 
Pessoas próximas a Vinícius Miguel estão animadas com a nova fase em que ele se propôs, já que ele poderia sair do cargo apenas em abril, conforme a legislação eleitoral. 
 
“Agora é hora de começar a se preparar. Afinal, o segundo colocado [Expedito Júnior, PSDB] e o terceiro [Maurão de Carvalho, MDB] estão fora da disputa pro Governo. Estamos cheios de boas expectativas e esperanças. Dependendo do cenário, Vinícius pode disputar um eventual segundo turno com o governador Marcos Rocha”, afirmou uma fonte próxima ao ex-secretário.
 
Detalhes
 
Vinícius lembrou ao Rondoniaovivo da dedicação ao poder público, sempre tentando combater o desperdício do dinheiro dos impostos, freando a corrupção e dando total transparência.
 
“Cá estou, com a missão cumprida, após enxugar a máquina e trabalhar como nunca. Muitas vezes, contra o relógio e por madrugadas adentro. Agora, preciso me despedir, por ora, pois temos caminhos a trilhar”.
 
Ele diz que está aberto ao diálogo, com legendas de todas as ideologias, em busca de consenso e de boas propostas para o estado.
 
“Estou conversando com todos os partidos: MDB, PSB, PDT, PV, PSDB e em breve uma nova jornada terá início. Quem quiser participar de uma Rondônia próspera e desenvolvida já tem um candidato”, finalizou Vinicius.
 
Ele ainda divulgou uma carta de despedida em grupos de WhatsApp de secretários e assessores da prefeitura, que o Rondoniaovivo teve acesso:
 
 
“Carta ao meu amigo,
 
Mensagem aberta aos colegas do secretariado
 
صحابي كالنجوم بأيهم اقتديتم اهتديتم
 
Tradução: “Meus companheiros são como estrelas. Quem deles você segue, você será corretamente guiado” – Provérbio árabe
 
Caríssimo amigo Hildon, busquei palavras nos últimos dias que pudessem expressar da maneira mais clara possível a gratidão experimentada nesse ano – e um pouquinho mais –, trabalhando juntos na vida pública.
 
Creio que talvez exista em algum vocabulário de países mundo afora a maneira correta de demonstrar meu intangível agradecimento à vossa pessoa.
 
Talvez.
 
Digo isso porque nem no nosso riquíssimo vernáculo pátrio é possível capinar algo que soe ao menos próximo da sensação que estou tentando descrever.
 
Não fui um aventureiro. Me preparei muito estudando e trabalhando para quando tivesse a oportunidade de representar, ainda que indiretamente, este povo maravilhoso de Porto Velho. Como nunca fui dado a conchavos nem conversas atravessadas, papo furado, e tantos atos comezinhos e já até banalizados na política, bem, até 2020 me uni a outros tantos despretensiosos a fim de chegar ao encargo representantivo.
 
A minha dedicação com esses outros seres humanos engajados, cansados do mais do mesmo, me trouxe até aqui. Foram duas performances onde identifiquei afinidade do eleitorado com as minhas credenciais, com propostas sempre voltadas ao coletivo, buscando igualdade social, freando o desperdício de dinheiro público, rechaçando a corrupção e concedendo margem total à transparência.
 
Como titular de cargo Executivo ainda não foi possível.
 
Mas você, caro amigo, Hildon, enxergou o potencial administrativo e me concedeu a oportunidade que tanto esperei.
 
E agora passo a usufruir daquilo a que injustamente fui cobrado diuturnamente pela imprensa: a ausência de experiência, algo irreal, porém que precisava ser visto em escala municipal, em órgãos de gestão.
 
E cá estou, com a missão cumprida, após enxugar a máquina e trabalhar como nunca. Muitas vezes, contra o relógio e por madrugadas adentro!
 
Agora, preciso me despedir, por ora, pois temos caminhos a trilhar.
 
Como não poderia ser surpresa, com dor no coração e peso da alma, me despeço.
 
Como intento disputar eleições, dentro dos ditames democráticos preciso me distanciar da honrosa missão que você me confiou.
 
Acredito que fiz tudo o que pude para contribuir com a sua gestão e com a sociedade portovelhense no decorrer deste período.
 
Fechamos uma etapa e novos ciclos se iniciam.
 
Como, mais uma vez, diziam os árabes: “maqtub” ou, “estava escrito”.
 
Por agora, meu agradecimento a cada um desse respeitoso time de secretários e secretárias que tanto colaborou e somou!
 
Muito obrigado, meu amigo Hildon.
 
Sou grato pela oportunidade, pelo espaço e por sua generosa amizade.
 
Até breve!
 
Vinicius Miguel
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS