SENADOR: Confúcio destaca potencial de porto alfandegário em Costa Marques

O Brasil precisa destravar as amarras que dificultam o empresariado brasileiro a fazer negócios com o mundo, declarou o senador

SENADOR: Confúcio destaca potencial de porto alfandegário em Costa Marques

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ao utilizar a tribuna virtual do Senado na tarde quinta-feira (17), o senador Confúcio Moura (MDB-RO), destacou o potencial econômico do porto alfandegário em Costa Marques (RO), divisa com o Departamento do Beni, na Bolívia ao relatar uma reunião por videoconferência com autoridades brasileiras para tratar sobre aprovação do terminal.
 
 
Enfatizou a audiência realizada um pouco antes, por meio de videoconferência, com autoridades brasileiras para tratar sobre aprovação do porto alfandegado no município de Costa Marques (RO), divisa com o Departamento do Beni, na Bolívia.
 
 
O objetivo desse porto, tendo o Rio Guaporé como o limite dos dois países, de acordo com o senador Confúcio Moura, é justamente o intercâmbio comercial de produtos bolivianos necessários ao Brasil, entre eles o sal mineral.
 
 
“Lá na Bolívia há o deserto de sal, chamado Salar de Uyuni – e a ureia, em grande quantidade produzida em território boliviano. Hoje, a ureia utilizada na agricultura e na pecuária do Brasil vem da Rússia, da Bielorrússia”, explanou.
 
 
Confúcio disse que não sabe como explicar porque o Brasil tem um complexo de trabalhar com as distâncias. “Nós queremos comprar e vender para a China, Rússia, Emirados Árabes, países árabes, Europa, Estados Unidos e nos esquecemos do imenso potencial comercial que existe na América Latina, particularmente na América do Sul; são países vizinhos nossos altamente consumidores, importantes, um mercado consumidor extraordinário’, destacou
 
 
O parlamentar ressaltou ainda a distância para a importação desses produtos e lembrou que os estados de Rondônia, Acre e de Mato fazem divisa com Bolívia, que é produtora de ureia e também do cloreto de potássio, importantíssimo como insumo para a adubação na agricultura familiar e na agricultura extensiva.
 
 
A abertura do porto com uma balsa, será sazonal, ou seja, duas vezes por mês, explicou Confúcio.  Segundo ele, será extremamente viável. “Abre-se a passagem, com a presença do Ministério da Agricultura e da Receita Federal para assistirem e realmente fazerem a fiscalização desses negócios –, é muito importante. E no que vai beneficiar o Brasil? Beneficia com esses produtos Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, todos os estados altamente produtores, do agro, do boi e da agricultura familiar brasileira”, disse.
 
 
O senador explicou que o trabalho para a implantação desse porto em Costa Marques vem sendo liderado pelos deputados federal, Lúcio Mosquini (MDB), estadual, José Eurípedes Clemente (Lebrão), com o apoio dele, desde 2015, quando ainda era governador do estado.
 
 
 
“É esse o trabalho grandioso, que ainda teve a participação do prefeito Vagner Miranda e de empresários rondonienses”, declarou ao agradecer a participação da Antac, ANTT e Receita Federal”.
 
 
“Eu já estive no Ministério das Relações Exteriores defendendo a abertura comercial brasileira. É disso que nós precisamos. O Brasil precisa destravar essas amarras que dificultam o empresariado brasileiro a fazer negócios com o mundo”, concluiu.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS