CONVERSAS: Confúcio debate políticas educacionais com municípios

Confúcio Moura enfatizou que é preciso colocar a educação como prioridade e trabalhar para que as crianças sejam alfabetizadas até os sete anos de idade

CONVERSAS: Confúcio debate políticas educacionais com municípios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na última segunda-feira (14) o senador Confúcio Moura (MDB-RO) enfatizou durante as reuniões, por meio de videoconferência, com os prefeitos de Alto Paraíso, João Pavan, de Vilhena, Eduardo Japonês, e as respectivas secretárias municipais de educação, Lucimeire Lopes e Amanda Areval, que está preocupado com o pós-pandemia, e, que irá aproximar o trabalho com os municípios do estado que estão priorizando a educação.
 
O parlamentar demonstrou sua preocupação com os protocolos dos municípios em relação ao retorno às aulas   presenciais e o trabalho para recuperar os níveis educacionais dos alunos, os reforços para os que “desaprenderam” e o fortalecimento das metas do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
 
Confúcio Moura enfatizou que é preciso colocar a educação como prioridade e trabalhar para que as crianças  sejam alfabetizadas até os sete anos de idade. “Agora depois da pandemia, quando os alunos vão chegar para sala de aula, presencial, a gente pode observar que tem aluno que está bom, tem aluno médio e tem aluno que não sabe mais nada. Esqueceu tudo. Como é que você vai dar uma aula para três tipos de aluno?”, questionou.
 
Segundo o senador, para o município ter um bom desempenho é necessário a colaboração dos professores. Também temos que classificar os professores. Tem professores excelentes, professores bons e professor que não sabe dar aula. Então, esse professor tem que aprender a dar aula. 
 
A sugestão é para que os professores melhores ensinem os professores mais fracos. É a chamada academia do professor.
 
Alto Paraíso
 
O prefeito de Alto Paraíso disse que sua equipe está priorizando a documentação de uma escola da zona rural para não perder o recurso destinado pelo senador Confúcio Moura, e ainda relatou o aumento de matrículas de alunos nas escolas no perímetro urbano e a redução na zona rural, mas que aos poucos o município está se adequando. “Além dos recursos, o auxílio técnico pra gente é muito bem-vindo. Nossas escolas aqui, por um longo período não foram feitas a manutenção, e estamos trabalhando para reformá-las”, disse.
 
A secretária de educação de Alto Paraíso destacou também a demanda em relação à educação infantil. Segundo ela, há uma longa fila de espera dos pais para conseguirem matricular os filhos na creche. “Hoje a maior demanda do município se refere a creche”. Disse.
 
De acordo com Waldo Alves, ex-secretário de Educação de Rondônia e assessor técnico do senador Confúcio Moura, algumas propostas, tanto no campo pedagógico como no campo de gestão já estão sendo desenvolvidas em alguns municípios, entre eles o “Atleta do IDEB” projeto que visa melhorar os indicadores educacionais na questão do ensino aprendizagem. Ele também citou que a equipe está acompanhando alguns municípios com relação a implantação da BNCC (Base Nacional Curricular).
 
Vilhena
 
A secretária de educação de Vilhena, Amanda Areval, afirmou que o município passa por um momento especial. “Nós fizemos um plano de execução de trabalho de ampliação dos espaços que o município tem, um plano de recuperação da questão predial e estrutural das escolas, e, principalmente no que diz respeito a parte documental das nossas escolas, e a parte pedagógica, um compromisso de olhar a nossa educação com zelo, principalmente na parte da alfabetização'.
 
Participaram também das reuniões virtuais os assessores parlamentares Vilma Alves, Elizete Lionel, Maristela Dourado e Jefté Morais.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS