Em 1º de fevereiro de 2019 Jair Montes tomou posse como deputado estadual eleito nas eleições de 2018, após dois mandatos como vereador da capital, Porto Velho. Hoje (1/02) completando três anos como deputado estadual o parlamentar agradece a aos cidadãos rondonienses pelo apoio e confiança pelo seu trabalho e também faz um balanço do seu trabalho como parlamentar ao longo desse tempo.
“Fui eleito com a bandeira de representar os vigilantes e os municípios do Alto-Madeira: Porto Velho, Candeias do Jamari, Nova Mamoré e Guajará-Mirim, e também tenho pautado minhas ações no parlamento estadual em defesa dos servidores públicos estaduais, infraestrutura, educação, habitação, agricultura, meio ambiente, incentivos fiscais, fortalecimento dos arranjos produtivos locais, geração de emprego e renda, entre outras áreas como forma de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar social da população.”
Em três anos foi o autor de 1704 proposições, sendo o parlamentar de maior destaque no legislativo estadual. Entre os vários projetos de autoria de Jair Montes que tiveram impacto e grande repercussão estão:
A aprovação o rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); Aprovação do PCCR da Sesau, Fease, Sedam, Detran, Iperon, Coges e Sepog;
O retorno da vigilância patrimonial as escolas da rede estadual, com mais de 500 postos de trabalho;
Mais de 1,5 milhões em emenda parlamentar para recuperação de estradas vicinais no município de Nova Mamoré. E através de indicações teve êxito para que o Der (Departamento de Estradas e Rodagens de Rondônia) firmasse termo de cooperação técnica para recuperação de vicinais também em Porto Velho e outros municípios.
Em 2020 no início da pandemia de coronavírus Jair Montes o deputado teve atuação assídua e foi uma ponte entre as notícias oficiais e a população fazendo diariamente um boletim da situação da doença no estado através de suas redes sociais e desenvolveu o projeto “Somos Movidos pela Fraternidade” com objetivo de ajudar a população a comer durante um dos períodos de maior desemprego. Também focou no envio de recursos para os municípios superarem a crise.