Na noite da última quinta-feira (27) foi dado um grande passo para consolidação de uma Frente em Defesa da Democracia no Estado. Reuniram-se na sede do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), dirigentes partidários de 7 (sete) siglas alinhadas ao campo democrático e popular do Estado. O principal eixo do encontro é convergência de todos na defesa da democracia e no respeito irrestrito aos resultados das urnas em 2022.
Neste sentindo, Anselmo de Jesus (PT), Cleiton Roque (PSB), Daniel Pereira (SOLIDARIEDADE) e Pantera (PC do B) asseguraram que irão seguir o alinhamento em nível nacional e atuarão diretamente na campanha do Presidente Lula (PT) em Rondônia. Vinícius Miguel (CIDADANIA), Pimenta de Rondônia (PSOL) e Leonardo Pereira (REDE) apesar de serem simpáticos a candidatura de Lula (PT) aguardam definições partidárias no âmbito nacional e estadual; o mesmo ocorre com outras legendas partidárias a exemplo do Partido Verde (PV).
A proposição de uma Frente em Defesa da Democracia nas unidades federativas, em especial, Rondônia é a forma mais efetiva de combater abusos de poder político, econômico, aventuras golpistas e antidemocráticas. Os dirigentes partidários se comprometem assegurar a manutenção do diálogo institucional no intuito de construírem juntos mecanismos de enfrentamento às políticas negacionistas, às Fake News e à intolerância política.
Ficou acordado dentre os dirigentes partidários que um próximo encontro em breve deverá ocorrer na sede do Diretório Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB); definiu-se com pauta central deste novo encontro a proposição por parte dos partidos de suas estratégias e intenções eleitorais para 2022, além da construção de uma agenda única de mobilização das bases eleitorais, no intuito de alinhar o discurso da militância progressista entorno da campanha presidencial dentro da realidade eleitoral imposta a nível nacional.
Se fizeram presente no encontro e assinam em conjunto a respectiva mensagem: Anselmo de Jesus (PT); Cleiton Roque (PSB); Daniel Pereira (SOLIDARIEDADE); Leonardo Pereira (REDE); Pantera (PC do B); Pimenta de Rondônia (PSOL) e Vinícius Miguel (CIDADANIA).