Captar água dos rios e convertê-la em potável para o consumo. É exatamente esse processo que é feito pela tecnologia criada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o Salta-Z (Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano).
Desde 2021 a vereadora Márcia Socorristas Animais (PP-RO), hoje presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Proteção aos animais, solicitou a implantação desse sistema na comunidade de Brasileira.
Agora, em Janeiro de 2022 a Equipe da Funasa iniciou a instalação dos filtros na Comunidade e a vereadora Márcia tem acompanhado cada etapa desse processo.
“Essa é uma luta que a gente vem travando, ao longo de 2021, praticamente desde o inicio do nosso mandato. Pedindo a Funasa, a própria Prefeitura, que faça a aquisição desses filtros para instalar nas comunidades rurais, para que possa levar água de qualidade à zona rural do nosso município de Porto Velho”, afirmou Márcia Socorristas Animais.
O projeto Salta-Z é uma parceria da FUNASA e Prefeitura de Porto Velho, que já se encontra nos ajustes finais para entrega a população e as análises tiveram bons resultados, dessa forma levando água potável para a comunidade de Brasileira, zona rural, da cidade de Porto Velho.