Para dar inicio às programações da Semana de fortalecimento à política pública para pessoas negras, Prefeitura de Porto Velho instalou uma exposição no Porto Velho Shopping com obras de artistas plásticos, intitulada Racismo Sutil, com painéis alertando sobre frases de cunho racista, além de apresentações culturais. Paulo Tico representou o parlamento municipal no ato e destacou a política pública como arma para o fim dos problemas sociais.
Durante sua fala, Paulo Tico, destacou o avanço do executivo municipal no que diz respeito às políticas de assistência social. Tico lembrou que historicamente os negros sofrem com injurias e racismos de todas as formas, isso é lamentável tendo em vista que somos todos iguais, independente da cor ou raça.
“Hoje minha fala é no sentido de fortalecimento de política pública. A Prefeitura de Porto Velho está de parabéns por expor tão bem o tema que até hoje está sob holofotes de todos, mas poucos querem abraçar esta causa. A política pública para pessoas negras vem avançando, mas os casos de racismos ainda são muitos e o fim disso depende de todos nós, eu me coloco a disposição para juntos criamos mecanismos em Leis municipais para dar suporte e fortalecer esta política”, enfatizou.
PROGRAMAÇÃO
A partir desta sexta-feira (12), acontecem visitas guiadas de alunos da rede municipal de ensino sobre transição capilar, turbante, maquiagens, entre outros.
No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a praça CEU, na zona leste, será palco das ações comemorativas, com início às 15h. Serão realizadas a Feira de Afro Empreendedoras, oficinas, palestras e apresentações culturais.
O fechamento das atividades se dará no V Congresso Municipal de Educação no auditório da Unupar, momento em que um dos painéis capacitará professores da rede sobre as questões étnicos raciais. O evento é destinado aos servidores da Semed.
A Exposição Racismo Sútil permanece até o dia 21, aberta ao público geral no horário de funcionamento do Porto Velho Shopping.