ANDANDO: Confúcio Moura percorre Vale do Mamoré e discute demandas com a comunidade

Confúcio Moura afirmou que está ouvindo os companheiros e traçando estratégias de fortalecimento da legenda

ANDANDO: Confúcio Moura percorre Vale do Mamoré e discute demandas com a comunidade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Licenciado do Senado Federal, o presidente nacional do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e ex-governador Confúcio Moura, está percorrendo o estado e participando de rodas de conversa com os correligionários do partido, simpatizantes e visitando amigos. No início desta semana, o parlamentar acompanhado de membros da executiva estadual do MDB visitaram os municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim.
 
Confúcio Moura afirmou que está ouvindo os companheiros e traçando estratégias de fortalecimento da legenda, formando diretórios e abrindo a sigla para novas lideranças, reafirmando que o MDB tem trabalho prestado em todos os municípios do Estado.
 
Em Nova Mamoré, na segunda-feira (18), na Câmara de Vereadores, o prefeito Marcélio Brasileiro (DEM), agradeceu a visita de Confúcio por estar ouvindo as demandas da comunidade, e por acreditar que política pública se faz a partir dos anseios das autoridades locais que vivenciam a realidade.  Marcélio destacou a emenda de 2019 de Confúcio Moura superior a R$ 900 mil, para restauração da escola Jorge Teixeira, a mais antiga do município.
 
De acordo com o Marcélio, a Prefeitura do município entrou com a contrapartida de R$ 400 mil e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) já aprovou. “Agora só estamos aguardando o contrato para a gente licitar a obra. Acredito que a escola vai ficar muito bonita após a reforma. É a escola que tem maior demanda do município. São quase 800 alunos estão matriculados”, enfatizou.
 
O vereador Célio Brito, de Nova Mamoré, também agradeceu a atenção de Confúcio Moura. Segundo ele, o município está com 33 anos de emancipação, e a primeira vez que ouviu falar sobre emenda parlamentar foi no mandato de deputado federal de Confúcio e do senador Amir Lando, ambos do MDB. “Um fez a galeria de águas pluviais e o outro fez o primeiro asfalto da cidade”, disse. Célio Brito também solicitou apoio de Confúcio, assim que ele voltar ao Congresso, para  interceder sobre a legalização fundiária na região.
 
Na terça-feira (19) Confúcio visitou a prefeita de Guajará Mirim, Raissa Bento (MDB) e o secretariado. Conversaram sobre internet para as comunidades isoladas, saúde, educação, ação social e combate à fome. Os vereadores do município também receberam o parlamentar, discutiram recursos para a região, educação, obras inacabadas, regularização de terras e agricultura familiar.  Confúcio afirmou que é possível aproveitar as áreas no município já abertas para produzir soja, algodão e milho.
 
Dois vereadores indígenas de Guajará, Uten Cacami e Francisco Oro, que também são professores em suas comunidades, reivindicaram apoio às causas dos povos originários. Segundo Francisco Oro, estão querendo, com as novas leis, acabarem com o direito dos indígenas. “Eu sei que o senhor está do nosso lado, e tem esse “Marco Temporal” aí que está querendo exterminar com a gente, a população indígena”, disse.
 
Oro lembrou que Confúcio, à época em que foi governador, esteve na comunidade de Sagarana e no distrito de Surpresa (regiões isoladas) e agradeceu a construção do posto de saúde, no entanto, o vereador enfatizou que está faltando profissionais na unidade para atender as pessoas. Oro também reclamou que o Barco Hospital Walter Bártolo, também implantado no Governo Confúcio, mudou o cronograma, e hoje não encosta no Porto de Sagarana. Segundo ele, o Barco hoje atende apenas no distrito de Surpresa. “É muita gente para atender em dois, três dias toda a comunidade”, lamentou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS