ATEROSCLEROSE: TJ-RO mantém validade da Lei de vereadora Ellis Regina sobre campanha preventiva

A lei foi vetada pelo Município, mas o veto foi derrubado pela Câmara Municipal que promulgou a matéria

ATEROSCLEROSE: TJ-RO mantém validade da Lei de vereadora Ellis Regina sobre campanha preventiva

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Pleno do Tribunal de Justiça de Rondônia julgou improcedente o pedido de inconstitucionalidade feito pela Procuradoria do Município contra a Lei 2669/2019, de autoria da vereadora Ellis Regina, que institui campanha de prevenção contra hipertensão e aterosclerose em crianças da rede pública municipal de saúde. 
 
A lei foi vetada pelo Município, mas o veto foi derrubado pela Câmara Municipal que promulgou a matéria. A Procuradoria Geral do Município entrou com um pedido de inconstitucionalidade formal e vício de iniciativa, argumentando que a lei aprovada invade atribuições do Chefe do Executivo Municipal. 
 
No Acórdão publicado pelo Diário da Justiça do Estado, o presidente do Pleno, desembargador Kiyochi Mori, disse que não ouve usurpação privativa do Chefe do Executivo, pois em momento algum a lei estabelece nova atribuição a secretarias e órgãos da administração e que o município já dispõe de uma estrutura formada para realizar a campanha de prevenção, como prevê a Lei questionada. 
 
Segundo a vereadora Ellis Regina, várias de suas proposituras para a educação tem como alvo as crianças da rede pública, que, geralmente, são oriundas de famílias de menor poder aquisitivo e que não possuem acesso a um sistema preventivo de saúde eficiente, que pode lhes custar ou comprometer sua qualidade de vida. 
 
“Muitos jovens e adultos às vezes têm sua expectativa de vida abreviadas por doenças crônicas que se tivessem sido detectadas e tratadas desde a tenra infância não seriam tão fatais. A Lei possui esse objetivo preventivo. O tratamento precoce é inclusive menos dispendioso do que tratar um adulto doente”, considerou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS