JEAN OLIVEIRA: Deputado participa de caminhada de conscientização e prevenção ao suicídio

Evento aconteceu no Espaço Alternativo e faz parte da campanha Setembro Amarelo

JEAN OLIVEIRA: Deputado participa de caminhada de conscientização e prevenção ao suicídio

Foto: Divulgação

A campanha Setembro Amarelo, criada em 2014, cresceu e conquistou todo o Brasil. Um dos seus mais importantes objetivos é fazer com que o estigma relacionado à morte por suicídio diminua.
 
Em Porto Velho, a Campanha de Prevenção ao Suicídio de 2021 que está sendo encampada pelo Deputado Estadual Jean Oliveira (MDB) e pelo Vereador Márcio Oliveira (MDB), promoveu nesse domingo, 19, uma caminhada de conscientização. O evento aconteceu no Espaço Alternativo da capital.
 
A concentração aconteceu por volta das 16 horas no portal do Espaço, seguindo até a passarela e reuniu manifestantes de todas as idades, uma vez que o problema do suicídio tem atingido todas as faixas etárias, causando grande preocupação na sociedade.
 
A caminhada faz parte da campanha que iniciou com um ciclo de palestras promovido pelo gabinete do Deputado Jean Oliveira, realizado no início do mês na Assembleia Legislativa, que alertou sobre o crescimento de casos de suicídio em Rondônia e no Brasil e as formas de combate e orientação para prevenção. Todos os participantes da caminhada estavam devidamente identificados com a camiseta oficial da campanha.
 
De acordo com Jean Oliveira, os casos de suicídio e tentativa de suicídio estão crescendo muito, merecem atenção especial e todo os esforços possíveis são fundamentais para reverter esse quadro e salvar vidas.
 
“Infelizmente estamos vendo crescer o número de casos de suicídio no nosso estado, que atinge todas as camadas sociais, nas mais diversas idades. Precisamos despertar a atenção para esse grave problema. Junto com o vereador Marcio Oliveira estamos desenvolvendo essas atividades de conscientização do Setembro Amarelo, que já teve palestras, material de apoio e agora essa caminhada”, disse o deputado.
 
"A campanha tem como objetivo informar e conscientizar toda a população sobre a importância de se falar do tema, do cuidado com a saúde mental e, principalmente, combater o preconceito que ainda existe sobre o assunto", comenta o vereador Márcio Oliveira.
 
Uma recente pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta o suicídio como um grave problema de saúde pública. Aproximadamente 800 mil pessoas, em todo o mundo, tiram a própria vida. Só no Brasil foram registrados 13.467 suicídios, uma taxa de 6,1 a cada grupo de 100 mil mortes, ocupando o 8º lugar em números de suicídio.
 
Destinado a chamar atenção sobre uma das principais causas de mortalidade no mundo, o mês de setembro alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e uma série de sinais e sintomas do pensamento suicida.
 
De acordo com uma pesquisa recente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os casos de ansiedade, pânico, estresse e depressão neste período de quarentena tiveram aumento de 80%. De acordo com o estudo, existe relação entre esses transtornos mentais e os pensamentos suicidas e algumas ações que podem contribuir para a prevenção do suicídio são:
 
* Procurar uma terapia assim que surgir os primeiros sinais
 
* Limitar o acesso aos meios para cometer suicídio
 
* Falar abertamente sobre o assunto e de modo a acolher o indivíduo
 
* Procurar associações que promovem encontros com pessoas que também passaram pela mesma inquietação
 
* Evitar estresse e ocasiões que levam à angústia e à depressão.
Direito ao esquecimento

Em qual supermercado você prefere fazer suas compras?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública.

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS