A presidente do Sindeprof – Ellis Regina – disse que irá pedir na próxima semana à Prefeitura de Porto Velho a extensão da correção do piso salarial do Magistério a todos os servidores municipais da educação. Segundo ela, a medida é uma forma de valorizar técnicos que também enfrentam o dia-a-dia desafiante das escolas municipais.
“A extensão do índice de correção do piso nacional para outros servidores da educação seria um ato de justiça do Município com um grupo de trabalhadores que fazem jus a esse aumento salarial. Muitos desses técnicos já estão em vias de aposentadoria e certamente daria a eles o reconhecimento devido pelos anos de colaboração e serviço prestado ao Município”, disse Ellis Regina.
Sobre a Mensagem 042/2021, que visa a implantação do piso nacional do magistério, de autoria do Executivo, Ellis lembra que a proposta foi uma das 18 pautas de reivindicação salarial 2021, protocolada pelo Sindeprof, junto à Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Fazem parte dessa pauta outras reivindicações de grande importância para o setor educacional do município como a Gestão Democrática nas escolas, pagamento de licença-prêmio em pecúnia por negativa do município; distribuição de recursos para as extensões escolares, dentre outras.
CÂMARA MUNICIPAL
Paralelamente ao trabalho no sindicato, a vereadora Ellis Regina também atua fortemente na Câmara Municipal com a autoria de projetos que impactam diretamente a melhoria do ambiente escolar tanto para professores como alunos.
Um desses projetos é o 4166/2021, recentemente aprovado pelo legislativo, que institui medidas de segurança, prevenção, proteção e combate à violência contra profissionais da educação dentro do ambiente escolar no município.
Já no anteprojeto de Lei nº 19, de 12 de agosto de 2021, a vereadora sugeriu ao Município a criação do Programa ´Professor Conectado´ no Município de Porto Velho, através da concessão mensal de um valor de R$ 150 a título de Auxílio-Internet.
A proposta pretende efetivar a Meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE). A meta 7 prevê o fomento à qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o IDEB.
“A Educação tem sido um dos nossos principais focos de nossa administração no Sindeprof, mas também na Câmara Municipal. Há muitos desafios que estamos conseguindo vencer paulatinamente, a exemplo dessa reivindicação do piso nacional. O servidor poder ter a certeza de que estaremos na luta ao lado da categoria na conquista de grandes resultados”, finalizou.