PORTO VELHO: Aleks Palitot apresenta projeto e Feira Afro Cultural entra no calendário oficial

O evento que está em sua segunda edição é realizado como parte das comemorações do Dia da Consciência Negra

PORTO VELHO: Aleks Palitot apresenta projeto e Feira Afro Cultural entra no calendário oficial

Foto: Divulgação

Foi aprovada em segunda votação na manhã da última terça-feira (24), durante Sessão Plenária da Câmara Municipal, o Projeto de Lei de autoria do vereador Professor Aleks Palitot que autorizava a inclusão da Feira Afro Cultural no calendário oficial de eventos de Porto Velho.
 
A feira será realizada anualmente no dia 20 de novembro, ou no penúltimo sábado do mês de novembro de cada ano, data em que também se comemora o dia Nacional da Consciência Negra.
 
De acordo com o vereador proponente, “esta data marcará a reflexão sobre a importância da inserção social do negro em nossa sociedade. É o dia que coincide com a morte de Zumbi dos Palmares, em 1.695, um ícone da história devido a sua luta pela libertação do povo negro contra o sistema escravista da época”, relata Palitot.
 
 
“Quero parabenizar o Professor Aleks Palitot por atender o pedido da sociedade civil organizada. Um projeto de cunho popular levada ao vereador, a Feira Afro Cultural já aconteceu em duas edições e agora com sua aprovação será inclusa no calendário oficial do nosso município, fortalecendo ainda mais a resistência e valorização da cultura negra”, afirmou Antônio Neto, Presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir).
 
O Palco para o evento indicado no projeto será o Mercado Cultural, tradicional reduto da cultura na capital e terá como atrativos a gastronomia, artes plásticas, apresentações de artistas de todas as matizes e linguagens afro-brasileiras com suas manifestações culturais, danças, teatro, poesia, capoeira, maculêlê, samba, reggae, hip hop e outros.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS