Na última quarta-feira, 26, o deputado Federa, Leo Moraes (PODE), esteve no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para tratar sobre os kits de merenda escolar, que é um tema que tenho cobrado desde o ano passado. Segundo o deputado, infelizmente, o Governo de Rondônia não respondeu o ofício, e por esse motivo ele foi buscar informações na autarquia responsável.
O deputado mostrou todas fotos que recebeu dos pais dos alunos, na qual mostram os kits recebidos, onde possuem as frutas verdes muitas vezes, o que sequer dá para alimentar as crianças de imediato. Além disso, falta mantimentos básicos para alimentação saudável das crianças.
Infelizmente, os valores que são repassados por alunos é bem baixo, o que prejudica diretamente os professores e diretores que ficam na linha de frente. Vale ressaltar que eles não possuem culpa alguma, visto que muitas vezes até tiram do próprio bolso para poder comprar alimentos para os alunos.
Acontece que o governo federal repassa realmente um valor baixo e o governo de Rondônia não faz a complementação como deveria fazer e que muitos estados fizeram. Foi criado um cartão com valor de 75 reais, mas nem todas crianças que necessitam receberam, o que acaba sendo injusto.
"Portanto, reiteramos nosso pedido de aumento nos valores repassados e solicitamos uma ação do governo de Rondônia para que atenda melhor as crianças", disse o deputado.,