COMISSÃO DA COVID: Impacto da contaminação pelo coronavírus em gestantes e lactantes é tema

De acordo com o Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19, o coronavírus demonstra ser mais agressivo para gestantes e mães de recém-nascidos

COMISSÃO DA COVID: Impacto da contaminação pelo coronavírus em gestantes e lactantes é tema

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta sexta-feira (21), às 10h, a Comissão Temporária da Covid-19 (CTCovid19) debaterá com especialistas, em audiência pública interativa remota, o impacto da contaminação do coronavírus na gravidez nas gestantes e lactantes. O evento será conduzido pelo senador Confúcio Moura (MDB/RO), presidente do colegiado.
 
De acordo com o Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19, o coronavírus demonstra ser mais agressivo para gestantes e mães de recém-nascidos (puérperas). Neste ano, segundo dados atualizados no último dia 12 de maio, o grupo já teve 642 mortes pela doença, número que ultrapassa o total de 2020, ano em que o país registrou 457 óbitos entre gestantes e mães no pós-parto.
 
“Vamos ouvir especialistas para que a gente possa ter fundamentação científica ou prática no sentido de melhor orientar as mulheres e os serviços de saúde”, explicou o senador.
 
Após a audiência pública, o parlamentar encaminhará as informações ao Ministério da Saúde, para que possa orientar os estados, os municípios, os hospitais universitários e todos os centros médicos, para uma atenção especial às mulheres grávidas e puérperas.
 
Também serão discutidos o impacto do crescente aumento da busca popular por atendimento e tratamento médico das sequelas ocasionadas pela contaminação por COVID-19 no Brasil, e ainda será tratado sobre a necessidade de alterar o plano nacional de vacinação em decorrência do quantitativo de jovens internados por causa da Covid-19.
 
Foram convidados para o debate a médica especialista em Medicina Fetal, Adriana Suely de Oliveira Melo; o representante do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM/PB), Bruno Leandro de Souza; e o médico no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Marcos Nakamura Pereira; o Presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico- Facial (ABORL-CCF), Eduardo Baptistella; a Presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Irma de Godoy; e o secretário de Atenção Especializada à saúde – SAES,  Sérgio Yoshimasa Okane.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS