OUVIU DEMANDAS: Edevaldo Neves visita UPA Sul transformada em referência no combate a covid-19

Na UPA Sul, o parlamentar constatou que o quadro de servidores precisa ser ampliado com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem

OUVIU DEMANDAS: Edevaldo Neves visita UPA Sul transformada em referência no combate a covid-19

Foto: Divulgação

Durante visita na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, localizada na zona Sul de Porto Velho, que devido a pandemia do novo coronavírus se transformou em Hospital de Campanha, para atendimento de pacientes infectados com a Covid-19, o vereador Edevaldo Neves (PROS), ouviu dos profissionais da saúde, demandas que serão apresentadas ao Poder Executivo, para melhorar o trabalho destes profissionais que abriram mão de viver com suas famílias para se dedicar às famílias dos demais portovelhenses.
 
A capital tem três UPAs: a da Zona Sul, Zona Leste e a Jaci. Elas prestam atendimento para pacientes que apresentam sintomas do coronavírus além das demais doenças ou acidentes. Dessas, a UPA Sul é a unidade de referência no atendimento de casos moderados a graves da Covid-19, atendendo somente pacientes com sintomas da doença.
 
Na UPA Sul, o parlamentar constatou que o quadro de servidores precisa ser ampliado com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, para dar conta da demanda e desafogar os profissionais que já estão esgotados com a rotina cansativa de plantões exaustivos no combate ao Covid. Edevaldo foi informado que os servidores recebem duas refeições apenas, num plantão de 24 horas de serviço, o que não condiz com a realidade.
 
Para reforçar o atendimento nas unidades da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho publicou, no dia 15 o processo de Seleção Pública Simplificada, destinado à contratação temporária de enfermeiros e técnicos de enfermagem. O parlamentar agradeceu o prefeito Hildon Chaves e o vice-prefeito Mauricio Carvalho por se preocupar com a população e pediu para que a UPA Sul receba mais atenção com o envio desses profissionais para completar o quadro.
 
“Precisamos valorizar nossos servidores que estão trabalhando no limite de suas capacidades, com escalas exaustivas e com o psicológico totalmente abalado, enquanto conversava com a diretora, Veridiana Pedrosa, ela se emocionou contando a rotina diária de mortes e intubações sempre na busca para salvar vidas, eles estão dispostos a tudo para salvar alguém, me mostrando que os verdadeiros heróis usam luvas”, destacou Edevaldo.
 
Durante a visita o parlamentar aproveitou para fiscalizar, não os profissionais de saúde, mas as estruturas da unidade. A UPA foi transformada em Hospital de Campanha somente para tratamento de pacientes com Covid-19, porém, a estrutura não condiz com um hospital, os pacientes não têm alimentação, o que obriga os familiares trazer de casa a alimentação dos pacientes que estão internados.
 
“Iremos fazer uma indicação ao executivo municipal para que remunere os profissionais que atuam na área da saúde com um auxílio pandemia, pois nenhum deles recebem qualquer valor a mais, aproveitamos para cobrar que seja revisto a questão da alimentação dos pacientes e servidores da UPA Sul, já que foi transformada em Hospital de Campanha, com pelo menos café da manhã, almoço, lanche da tarde, janta e ceia.
 
Edevaldo agradeceu a forma respeitosa com que foi recebido pela diretora Veridiana e toda a equipe de profissionais que estavam de plantão na UPA Sul, colocou seu mandato à disposição dos servidores e disse que vai apresentar ao prefeito, as demandas solicitadas na busca por melhorias e valorização.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS