MELHORIA: Projeto aprovado do deputado Cirone Deiró prevê juro zero para microcrédito

Parlamentar defende ainda a prorrogação das parcelas dos atuais contratos enquanto durar a pandemia

MELHORIA: Projeto aprovado do deputado Cirone Deiró prevê juro zero para microcrédito

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Foi aprovado projeto de lei de autoria do deputado Cirone Deiró (PODE), que autoriza juro zero para o microcrédito. Em Rondônia, o financiamento do microcrédito aos empreendedores e trabalhadores autônomos é realizado pelo Banco do Povo que está presente em mais de 50% dos municípios. O projeto do deputado Cirone Deiró busca apoiar e financiar com isenção taxas de juros os microempreendedores, agricultores, as agroindústrias, os pequenos comércios dos bairros. Além de profissionais liberais e outros que se enquadrem na categoria do microcrédito.
 
Na avaliação do deputado Cirone Deiró, a medida vai ajudar os trabalhadores autônomos e microempreendedores a superar a escassez de capital de giro em decorrência da pandemia da Covid. Cirone Deiró explicou que os autônomos e microempreendedores tem grande protagonismo na dinâmica do desenvolvimento econômico e social dos municípios rondonienses.  “Eles atuam na agricultura por meio das agroindústrias, nos bairros, nos pequenos negócios, contribuindo para o fortalecimento da rede de negócios locais”, defendeu.
 
As atividades do Banco do Povo em Rondônia são desenvolvidas pelo Fundo de Apoio ao Empreendimento Popular de Ariquemes (Faepar) e a Associação de Crédito Cidadão de Rondônia (Acrecid). Desde 2011, as duas instituições são responsáveis pela política de microcrédito do Governo de Rondônia e já beneficiaram milhares de trabalhadores e empreendedores com financiamento de pequenos negócios. Atualmente, o Banco do Povo trabalha com linha de crédito de até R$ 5 mil, e carência de até 60 dias na primeira parcela e prazo de 12 meses para pagar.
 
De acordo com o parlamentar, as adversidades que a pandemia trouxe para a economia impactaram diretamente a geração de emprego e renda. Segundo ele, a atual realidade exige da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura(Sedi), responsável por subsidiar as atividades do Banco do Povo em Rondônia, medidas permanentes e eficazes para facilitar o acesso ao crédito desses trabalhadores. “Com mais de 30 agências distribuídas nos municípios e distritos, o Banco do Povo tem atuado para democratizar o acesso ao crédito para aqueles trabalhadores que não se enquadram nas exigências das grandes instituições bancárias”, avaliou.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS