Tribunal de Contas da União apresenta relatório à comissão da Covid-19

A partir de agora é consolidar os dados para o relatório final, diz Confúcio Moura

Tribunal de Contas da União apresenta relatório à comissão da Covid-19

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Comissão Mista que acompanha a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas de emergência em saúde pública relacionada ao coronavírus, presidida pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO), debateu nesta segunda-feira (07), em audiência pública remota, o relatório elaborado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
 
Em pouco mais de duas horas, o coordenador-geral de Controle Externo de Políticas Públicas da Secretária-geral de Controle Externo do TCU, Junnius Marques Arifa, e equipe técnica prestaram esclarecimentos acerca do Relatório de Fiscalizações em Políticas e Programas de Governo (RePP), lançado pelo órgão em outubro.
 
Junnius Arifa disse acreditar que mais 7 milhões de beneficiários que receberam o auxílio emergencial estavam fora do público-alvo previsto pela legislação.  Segundo ele, 3,7 milhões desses benefícios foram cancelados, o que gerou uma economia em torno de R$ 8,8 bilhões aos cofres públicos. “Verificamos ao longo do período, muitos pagamentos indevidos e foram emitidos mais de dez relatórios relacionados ao auxílio emergencial e mais 30 propostas de aprimoramento”.
 
De acordo com o senador Confúcio Moura, a audiência pública apresentou uma observação do TCU a respeito do desempenho do governo federal, especialmente dos ministérios da Saúde, Cidadania e da Economia neste ano de pandemia. “As perguntas dos parlamentares foram respondidas. Eu creio que nós cumprimos a nossa missão. Agora é só consolidar esses dados para prolatar o nosso relatório final”, explicou.
 
O parlamentar certificou que a Comissão terá ainda três encontros virtuais neste mês. O próximo, segundo ele, será a audiência pública com o ministro da Economia, Paulo Guedes.  “O ministro deverá trazer as suas observações do ano e os cenários para 2021, ou até onde estender esse desequilíbrio fiscal, onde o Brasil deverá liquidar seus débitos, créditos extraordinários realizados este ano, e quando é que nós vamos pagar esses “cheques” pré-datados, emitidos pelo governo, necessário, para socorrer pessoas, tanto na área de créditos e empresas”, concluiu.
 
Os dois últimos encontros da Comissão serão nos dias 16 e 17, respetivamente, o deputado Francisco Júnior (PSD-GO) apresentará o relatório preliminar e na sequencia ocorrerá a votação do relatório definitivo.   A comissão tem prazo de funcionamento até 31 de dezembro, data que encerra o período de calamidade pública estabelecido por decreto presidencial.   
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS