UPAs LOTADAS: Com aumento de casos de covid, Ada Dantas pede volta de atendimento no CEM

Ada Dantas afirmou que as UPAs da zona leste e zona sul, bem como a Policlínica Ana Adelaide, na zona norte da cidade, estão sobrecarregadas com alta demanda de pacientes

 UPAs LOTADAS: Com aumento de casos de covid, Ada Dantas pede volta de atendimento no CEM

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na noite da última segunda-feira (02), a vereadora Ada Dantas Boabaid (PDT) realizou fiscalização na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na zona sul de Porto Velho. Chegou à parlamentar denúncia sobre a alta procura por atendimento na unidade de saúde.
 
Ada Dantas afirmou que as UPAs da zona leste e zona sul, bem como a Policlínica Ana Adelaide, na zona norte da cidade, estão sobrecarregadas com alta demanda de pacientes. Houve salto de casos de pessoas com suspeitas de estarem infectados com o covid-19. “As UPAs e a Ana Adelaide estão abarrotadas
de pacientes com suspeitas de covid. Muita gente está indo embora por falta de atendimento”, comentou Ada Dantas.
 
O motivo da alta procura nas unidades de saúde citadas acima, é o fechamento do Centro de Especialidades Médicas (CEM), para onde eram encaminhados os pacientes após triagem através do Call Center. Atualmente, a UPA Zona Sul é o centro de referência do covid-19 e os pacientes que passam pelo posto de saúde Manoel Amorim de Matos estão indo parar na UPA Sul. “Com a falta de planejamento e alta demanda de pacientes, as pessoas com suspeitas de estarem com covid-19 estão se misturando com pacientes infectados nas UPAs, e isso é um grande risco para todos”, disse a vereadora. 
 
Na noite do último domingo (01), dezenas de pacientes procuraram atendimento na UPA Sul e como já era de se esperar, a demora no atendimento causou indignação a todos. Haviam cinco médicos atendendo, porém, não foi suficiente para atender com agilidade a todos. Uma das médicas chegou a atender 50 pessoas das 14h às 20h. 
 
“Não podemos aguardar o aumento de casos graves para poder iniciar o atendimento adequado. Já passamos por isso e muitas vidas foram perdidas por conta de um protocolo de atendimento ineficaz. Na última semana conversei com a Secretária Municipal de Saúde, Eliana Pasini, que me garantiu que tem estoque de medicamentos para os pacientes infectados com o covid-19, porém, os pacientes precisam ser atendidos nos casos leves, o que está sendo inviável devido à alta procura nas Unidades de Saúde”, finalizou a parlamentar.
 
Texto: Da assessoria
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS