BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

CAMPANHA: Deputada Cassia conscientiza sobre o início do Setembro Amarelo

Ao longo dos anos, vários movimentos de apoio foram ocorrendo por todo o mundo. Acredita-se que a conscientização é a melhor prevenção

ASSESSORIA

04 de Setembro de 2020 às 10:51

Atualizada em : 04 de Setembro de 2020 às 10:55

Foto: Divulgação

A Deputada Cassia alerta à população que, hoje, 01 de setembro, inicia o mês de conscientização da prevenção ao suicídio. Conhecido também por Setembro Amarelo, o movimento foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização pela Vida) e pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). A cor amarela foi escolhida para chamar mais atenção à causa, e alertar a população como um todo para a doença que mais provoca óbitos no mundo, a depressão. 
 
Ao longo dos anos, vários movimentos de apoio foram ocorrendo por todo o mundo. Acredita-se que a conscientização é a melhor prevenção. Quebrar o tabu e realmente discutir sobre o suicídio é extremamente essencial para reduzir o número de mortes, que chegam a 800 mil por ano, afirmam especialistas. As pessoas que sofrem desta doença precisam verbalizar, expressar o que sentem, para que possa haver melhor compreensão e até o tratamento adequado. O papel de familiares e amigos é de suma importância, já que o apoio neste momento é essencial para a melhora. 
 
No Brasil, o suicídio já é considerade questão de saúde pública, e tem disponibilizado pelo SUS o CVV, que oferece atendimento gratuito em casos extremos. Portanto, a Deputada Cassia alerta: cuide-se, busque ajuda e jamais fique sozinho em uma situação como essa. E se precisar, o gabinete está à disposição para uma boa conversa e um café. Prefira sempre a vida!
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS