BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

CORONAVÍRUS: Em falta, Anderson indica que Sesau disponibilize kits de alta precisão

As informações apuradas são que o LACEN não recebe os materiais desde o mês de abril do corrente ano, kit RT-PCR capaz de detectar precocemente a parecença do coronavírus no sistema imunológico com alta precisão

ASSESSORIA

18 de Agosto de 2020 às 10:58

Foto: Divulgação

Após tomar conhecimento de informações da diretora do Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (LACEN-RO), sobre a falta de insumos, kits RT-PCR completos para testagem da COVID19 – novo coronavírus, o deputado Anderson Pereira (PROS), encaminhou ofício para o Governo do Estado e Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), cobrando informações sobre a disponibilidade dos respectivos materiais.
 
As informações apuradas são que o LACEN não recebe os materiais desde o mês de abril do corrente ano, kit RT-PCR capaz de detectar precocemente a parecença do coronavírus no sistema imunológico com alta precisão, considerando fundamental para diminuir o risco de propagação da doença , além de confirmar se a causa da morte do paciente foi ao não decorrente da patologia.
 
Vale destacar, que com a falta dos kits completos para testagem, os números de casos positivos e óbitos sofrem oscilações bruscas.
 
Anderson Pereira alerta, que com o passar das fases de distanciamento, isolamento, retorno das atividades, sem os referidos kits pode resultar num agravamento progressivo da doença, causa esta que precisa ser combatida.
 
A ação do parlamentar é com máxima urgência visando a garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos, para adoção de medidas efetivas no combate ao vírus, que em todo mundo causou grande devastação de vidas.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS