O senador Confúcio Moura (MDB-RO) pediu nesta quarta-feira (15), em pronunciamento pela internet, que prefeitos e governadores deem mais atenção aos catadores e recicladores de lixo, financiando projetos e estimulando ações que possam gerar mais renda para essa parcela da população.
Para o senador, a atuação desses trabalhadores, individualmente ou organizados em cooperativas, é muito importante porque tem impacto no meio ambiente. No entanto, Confúcio alerta que a quantidade de materiais recolhidos nem sempre é suficiente para garantir uma vida mais digna.
O senador defende que os governos possam estimular ações, como as desenvolvidas pela prefeitura de Cerejeiras (RO), onde os catadores também realizam outros serviços além do recolhimento do lixo reciclável, que chega a 10%. Entre esses serviços estão poda de árvores, varreção de ruas e coleta de entulhos.
— Eles podem, organizados, também fazer a coleta dos produtos orgânicos, dos restos de cozinha dos restaurantes, dos mercados. Muita coisa vai para o lixo. Isso tudo pode ser aproveitado em compostagem e adubos orgânicos para as chácaras e para o hortifrutigranjeiro. É maravilhoso aumentar a nossa concepção, a nossa percepção sobre a importância dessas pessoas, desses brasileiros que prestam serviço utilitário, grandioso, e não são vistos — afirmou Confúcio