Audiência pública debate clareza no aviamento de receitas médicas

Vereador da Silva do Sinttrar presidiu a reunião com autoridades farmacêuticas

Audiência pública debate clareza no aviamento de receitas médicas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A audiência pública para debater a legibilidade das prescrições médicas para pacientes foi concretizada na manhã desta sexta-feira (06/03), quando autoridades do setor de farmácia trouxeram a tona os riscos que prescrições de medicamentos confusas e ilegíveis trazem à toda população.

 

 

 

O projeto Receita Legal do Conselho Federal de Farmácia foi abraçado pelo vereador Da Silva, que entende a necessidade urgente de fiscalização, para cumprimento das inúmeras legislações vigentes. E a partir das primeiras discussões já ficou definido a criação de comissões para visitas às unidades de saúde públicas e privadas para que as receitas sejam emitidas eletronicamente.

 

 

 

A Lei federal número 5.991/73 referente ao Controle Sanitário do Comércio de Drogas, Medicamentos e Insumos Farmacêuticos e Correlatos estabelece a fiscalização sobre as receitas aviadas pelos profissionais da área de saúde, destacando a necessidade de clareza na prescrição do medicamento e substância, para que não ocorra erro na entrega da medicação ao paciente, seja no serviço público ou nas farmácias comerciais. 

 

 

 

A questão levantada pelos profissionais de farmácia é que muitas vezes a falta de clareza na prescrição pode conduzir a erros, pondo em risco a vida do paciente. No mesmo passo segue a lei estadual 2058/2009, que recomenda que as receitas devem ser escritas no mínimo em letra de forma, datilografadas ou digitadas.

 

 

 

A sessão da Câmara foi presidida pelo vereador da Silva do Sinttrar e secretariada pelo vereador Marcio do Sitetuperon. Participaram ainda os convidados Jardel Teixeira de Moura, membro do Conselho Federal de Farmacêuticos, Forlan Oliveira do Conselho Federal de Farmácia do Distrito Federal e vice-presidente interino do Conselho Regional de Farmácia de Rondônia, Eduardo Margonar Júnior, diretor do CRF-RO, Marcelo de Lima Arouca, servidor do  Núcleo de Conciliação da Secretaria de Saúde do Estado e Annemarie Schossig, coordenadora do Núcleo de Medicamentos da GTVisa/Agevisa.  

 

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS