FINANÇAS: Durante audiência, Sefin destaca equilíbrio nas contas públicas

Apresentação das metas fiscais está prevista na Carta Magna

FINANÇAS: Durante audiência, Sefin destaca equilíbrio nas contas públicas

Foto: ASSESSORIA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na tarde desta terça-feira (22), a Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa (CFETOOA), presidida pelo deputado Ezequiel Neiva (PTB) e com as presenças dos deputados Chiquinho da Emater (PSB), Anderson Pereira (Pros) e Alex Redano (PRB), recebeu técnicos da Secretaria de Finanças do Estado para apresentação em forma de Audiência Pública, a Avaliação de Cumprimento de Metas Fiscais do Governo, referente ao 2º quadrimestre de 2019. A apresentação atende dispositivo da Constituição Federal. 

 

Segundo o presidente da comissão, a apresentação dos dados tem a finalidade de demonstrar o desempenho orçamentário e financeiro do Estado, bem como avaliar o cumprimento de metas fiscais previamente estabelecidas para o Orçamento Fiscal e da Seguridade Social de Rondônia. 

 

Durante a apresentação, a contadora da Sefin, Daniele Raiane Silva, salientou os dados do balanço orçamentário, receitas totais, receitas de capital, despesas totais e correntes, resultado orçamentário, despesas com pessoal, limites constitucionais e metas fiscais. 

 

O superintende da Sefin, Jurandir Cláudio Dadda apontou que a receita total até o 2º quadrimestre foi de R$ 5.445.441.179,29 (cinco bilhões, quatrocentos e quarenta e cinco milhões, quatrocentos e quarenta e um mil, cento e setenta e nove reais e vinte centavos), o que corresponde a 66.41% quando comparada à previsão atualizada. 

 

O Estado vem apresentando equilíbrio nas contas públicas, com variações positivas quanto as suas arrecadações, superávit corrente e orçamentário, permanecendo abaixo do limite de alerta quanto a despesa de pessoal, com evolução crescente quanto a aplicação das receitas devidas às saúde e educação e fiel cumprimento das Metas Fiscais de Resultado Primário e Nominal”, explica. 

 

Dadda enfatizou ainda que o Estado de Rondônia durante o exercício vem adotando as medidas necessárias para a manutenção das contas públicas positivas “considerando também a crise econômica do país, mantendo seus compromissos, a exemplo o efetivo pagamento dos salários dos servidores dentro do mês trabalhando, reforçando o compromisso do atual governo com a gestão eficiente dos recursos públicos”, finalizou o superintendente da Sefin.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS