E em alusão a data, a parlamentar tem desenvolvido diversas ações, entre elas um Encontro de Mulhere
Foto: ASSESSORIA
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
"O meu objetivo com a criação deste dia, é fazer com que a população tenha mais acesso à informações importantes sobre prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama. Precisamos nos unir e evitar que mais mulheres morram desta doença”, destaca a vereadora Cristiane Lopes (PP), ao falar sobre a Lei nº 2404, de sua autoria, que institui o dia 23 de outubro como o Dia Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama.
E em alusão a data, a parlamentar tem desenvolvido diversas ações, entre elas um Encontro de Mulheres para discutir a importância da prevenção do Câncer de Mama, que irá acontecer no próximo sábado (26), a partir das 9h na Igreja Vida Abundante, localizada na Rua Vila Mariana, n° 9767, bairro Mariana, zona Leste da cidade. "Será uma manhã muito produtiva, onde vamos aprender mais sobre a saúde da mulher. Teremos palestra e relatos de mulheres que já venceram o Câncer de Mama", explica a vereadora.
Além disso, junto com a sua equipe, a parlamentar está realizando Pit Stops em vários pontos da cidade, com o objetivo de divulgar informações sobre o auto exame e os locais onde pode ser agendado e realizado a mamografia.
"Durante as nossas ações, também tive a grata satisfação de conhecer a dona Leontina de Farias, de 72 anos, que tem uma linda história de superação, ânimo e muita disposição em viver. Ela é uma mulher que mesmo com todas as dificuldades, não desiste e nem desanima. Um verdadeiro exemplo", lembra Cristiane.
ESTIMATIVA
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o de maior incidência entre as mulheres no Brasil e no mundo. O Instituto estima que serão 59,7 mil novos casos este ano, em todo o país, sendo 19,21 casos para cada 100 mil habitantes na região Norte.
SINTOMAS
Entre os principais sintomas da doença estão: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!