PROJETOS: Embaixadora de Barbados visita Rondônia e participa de festival

A vinda da embaixadora Tonika Sealy Thompson a capital colaborou para pactuar a realização do festival internacional

PROJETOS: Embaixadora de Barbados visita Rondônia e participa de festival

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A embaixada de Barbados, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO e a vereadora Joelna Holder realizaram no período de 15 a 18/09 uma série de visitas a órgãos públicos, empresas e demais Instituições. O objetivo das visitas foi divulgar o projeto “Festival Internacional do Mar do Caribe à Beira do Madeira”, projeto que celebra a cultura barbadiana. O projeto surgiu no âmbito do anseio da Comunidade Afro-Antilhana/Barbadiana de Porto Velho, confirmado e subsidiado por meio dos estudos e pesquisas realizadas pela pesquisadora, descendente e doutoranda em educação Cledenice Blackman que pertence a quarta geração de barbadianos (as) e nascida em Porto Velho.

 

Professora da rede municipal e bibliotecária/documentalista no IFRO Cledenice pautou seu trabalho de conclusão de curso de história e também seu mestrado sobre a importância dos barbadianos na formação cultural/educacional em Porto velho. O projeto do Festival reflete o anseio da comunidade de barbadianos (as) em Porto Velho celebrando a influência e a importância da imigração do Caribe Inglês no âmbito do município de Porto Velho e agregando outros municípios vizinhos como Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal. Dessa maneira será um grande festival cultural com exibição de filmes, música, apresentação de grupos de dança e palestras.

 

 

 

 

Participação da embaixada de Barbados

 

A vinda da embaixadora Tonika Sealy Thompson a capital colaborou para pactuar a realização do festival internacional buscando a cooperação das esferas do âmbito governamental, Prefeitura, Estado e a quem interessar a parceria. Joelna destaca a importância do projeto para Porto Velho: “nossa cidade é formada por um grande grupo de imigrantes de Barbados, estas famílias ajudaram a fundar Porto Velho. Vamos preservar e celebrar esta cultura tão importante que deixou um importante legado em nosso município”.

 

Uma das propostas é realizar anualmente o Festival e nos anos subsequentes viabilizar a extensão a outros estados brasileiros viabilizando com apoio das embaixadas de outros países que tiverem interesse em tornar-se parceira para instituir o Festival de Nações em Porto Velho. A comitiva foi recebida para apresentação do projeto na FIERO, Governo do Estado e também pelo Prefeito Hildon Chaves. “Tanto FIERO como Governo do Estado e Prefeitura sinalizaram positivamente com apoio ao projeto, estamos felizes com a receptividade a este importante evento de celebração a cultura barbadiana”, destacou Joelna.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS