TRANSPORTE ESCOLAR: Comissão de Educação do Congresso realiza audiência pública em PVH

A crise no transporte escolar em Porto Velho tomou a pauta política nas últimas semanas

TRANSPORTE ESCOLAR: Comissão de Educação do Congresso realiza audiência pública em PVH

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os parlamentares federais estarão em Porto Velho para conhecer o verdadeiro motivo de tantas crianças não estarem nas salas de aula na administração de Hildon Chaves

 

A crise no transporte escolar em Porto Velho tomou a pauta política nas últimas semanas. Aproximadamente mil crianças ainda permanecem afetadas pelo caos que se instalou no executivo municipal depois de seguidas tentativas fracassadas em solucionar o problema.

 

Mesmo com acordos, resoluções e promessas, o ano de 2019 já está praticamente perdido e ao longo dessa “Via-crúcis”, as comunidades já interditaram três rodovias federais. Na última quarta-feira (18), pais de alunos que estão fora da sala de aula foram até a sede da Prefeitura de Porto Velho e exigiram uma reunião com o prefeito Hildon Chaves (PSDB) para debater o tema e buscar uma definição. Apesar de todo o empenho de desespero dos pais, nada de efetivo foi realizado.

 

Atualmente, o serviço de transporte escolar rural está sob intervenção judicial e responde ao Governo de Rondônia através do secretário estadual de Educação, Suamy Vivecanda. Isso após a deflagração da Operação Carossel, que deu sequência as investigações da Operação Ciranda, ambas coordenadas pela Polícia Federal e Controladoria Geral da União.

 

Congresso no caso

 

Na próxima sexta-feira (20), a Comissão de Educação da Câmara Federal promoverá uma Audiência Pública, na Assembleia Legislativa de Rondônia, a partir das 14h. Essa ação foi requerida pelo Deputado Federal Léo Moraes (PODEMOS). Também será realizada a elaboração de um relatório sobre a atual situação dessa questão na capital rondoniense.

 

Durante a visita desse grupo, que terá representantes do Ministério da Educação e técnicos da área educacional, será verificada a condição atual do serviço e analisado os fatos que levaram a situação chegar a esse ponto.

 

De acordo com o autor do requerimento, o deputado federal Léo Moraes, também forma convidados a participar do grupo de fiscalização, membros do Ministério Público Estadual e Federal.

 

“A educação no município de Porto Velho tem andado na contramão desses requisitos mínimos de dignidade que o Estado deveria promover. Motivo pelo qual, se faz necessária essa mobilização da Comissão de Educação da Câmara Federal”, afirmou o parlamentar.

 

Também está confirmada pelo Congresso Nacional, a realização de uma mesa redonda com autoridades políticas, judiciárias e comunidade, para debater o problema de frente. Resta saber se o prefeito Chaves irá participar desse encontro.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS