ESPAÇO ABERTO - Pode melhorar: 5º BEC começa a fornecer asfalto para a prefeitura

Confira a coluna

ESPAÇO ABERTO - Pode melhorar: 5º BEC começa a fornecer asfalto para a prefeitura

Foto: Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

QUALIDADE NA EXECUÇÃO


Uma parceria do 5º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção) com a prefeitura para fornecimento de massa asfáltica pode melhorar, e muito, a qualidade de serviços como, por exemplo, operações tapa buraco. Tudo vai depender dos padrões e da forma como o asfalto vai ser aplicado. Segundo o comandante do 5º BEC, coronel Emerson Moraes, a massa asfáltica poderá ser usada em asfalto novo, recapeamento ou operação tapa buraco.

 


DURABILIDADE


Segundo o coronel Moraes, o asfalto produzido pelo 5º BEC tem durabilidade mínima de 15 anos podendo chegar até 20 anos sem necessidade de reparo. No entanto, a vida útil da massa asfáltica depende das condições técnicas em que ela for aplicada. Isso significa que serviço “meia boca”, por exemplo, pode destruir o asfalto com apenas 03, 04 anos de uso.

 

 

 

 

 

LIMITE DE PESO


Outro fator destruidor de asfalto em nossa capital é o excesso de peso, principalmente, de caminhões que transitam por quase todas as principais ruas da capital. Nesse caso, a prefeitura é que teria que fiscalizar com rigor as cargas até mesmo para fazer valer a durabilidade do investimento que está sendo feito.

 

 

 

 

JÁ RECEBIDO


Em apenas uma semana de contrato, o 5º BEC já forneceu 370 toneladas de massa asfáltica para o município. Segundo o coronel Moraes, nos padrões de trabalho feito pelos militares essa quantia pode corresponder a 500 metros de uma pavimentação nova ou então 1 km de recapeamento.

 


5 MIL


O acorde entre o 5º BEC e a Prefeitura prevê o fornecimento de até 5 mil toneladas de massa asfáltica. Se essa quantia for usada somente em operações tapa buraco Porto Velho pode recuperar, no mínimo, umas 200 ruas esburacadas.  

 

 

MERECIDO


Primeira mulher nascida no Brasil a virar santa, Irmã Dulce será canonizada no dia 13 de outubro em cerimônia presidida pelo Papa Francisco no Vaticano, informou nesta segunda-feira (01) o "Vatican News", o canal oficial de comunicação da Santa Sé. O Vaticano anunciou a canonização em maio deste ano, quando um segundo milagre atribuído à religiosa foi reconhecido por meio de decreto. Irmã Dulce teria curado um paciente que estava cego.

 

 

 

 

 

CARIDADE


Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, irmã Dulce, ou Dulce dos pobres, ficou conhecida por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados, ações que ela praticava desde muito cedo. Na juventude, irmã Dulce  já lotava a casa de seus pais acolhendo doentes. Ela também criou e ajudou a criar várias instituições filantrópicas: uma das mais importantes e famosas é o Hospital Santo Antônio, que foi construído no lugar do galinheiro do Convento Santo Antônio. Hoje atende diariamente mais de cinco mil pessoas.

 

 

HUMANITÁRIA


Irmã Dulce foi uma das mais importantes, influentes e notórias ativistas humanitárias do século XX. Suas grandes obras de caridade são referência nacional, e ganharam repercussão pelo mundo. Seu nome é sempre relacionado à caridade e amor ao próximo.


Foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz no ano de 1988 pelo então presidente do Brasil, José Sarney, porém não ficou com o título. Em 2011, foi beatificada pelo enviado especial do Papa Bento XVI, Dom Geraldo Majella Agnelo, em Salvador, sendo a beatificação o último passo antes da canonização. Irmã Dulce pode se tornar a primeira Santa Católica nascida no Brasil. 

 

 

DE VOLTA À VIDA

 

Uma empresa americana de biotecnologia quer ressuscitar 20 pessoas clinicamente mortas. Chamada Bioquark, a companhia da Filadélfia obteve aprovações éticas das entidades de saúde dos Estados Unidos e da Índia para o seu projeto.  


A ideia não é dar vida nova a pessoas que faleceram, mas às que hoje vivem somente com o auxílio de aparelhos médicos e não podem viver de maneira independente. 

 


INÉDITO


Este é o primeiro experimento científico do gênero e seus resultados podem representar mais um passo em direção à – talvez possível – reversão da morte dos humanos. A Bioquark informou que vai combinar ferramentas de medicina biológica com outros aparelhos médicos existentes usados para a estimulação do sistema nervoso central, em pacientes que apresentam outros problemas severos de falta de consciência. Com certeza uma revolução científica, se realmente ocorrer.

 


EDUCAÇÃO E VISITA


Nesta terça-feira (2), às 14h, na Escola Estadual Araújo Lima, o Governo de Rondônia realiza o ato cívico que dará início ao Projeto Turismo Educativo. Após o ato cívico, às 15h, os alunos serão contemplados com uma visita ao memorial Marechal Rondon. O projeto que segue até outubro é dedicado aos alunos do terceiro ano do ensino médio reforçando as disciplinas de História e Geografia de Rondônia.

 

 

ENERGISA TERÁ QUE DEVOLVER


A Justiça Federal  anulou o reajuste da tarifa de energia elétrica, superior a 20%, aprovado pela Aneel em dezembro de 2018 e implementado pela Energisa no estado do Acre. A ação impugnou o reajuste no tocante ao percentual, afirmando o índice ser elevado, e também por falhas no procedimento. 


A sentença deu como prejudicado exame da irregularidade do índice de reajuste por duas razões: ausência de demonstração de que o índice contém erro e existência de falhas procedimentais que impediram saber se aquele índice está correto. Ainda, segundo a Justiça Federal, não houve realização da audiência pública e não foi concedido prazo para o conselho de consumidores se manifestar, concordando ou não com o reajuste.


Diante dessas irregularidades, o reajuste foi anulado, para que a Aneel reaprecie após remeter as planilhas ao conselho de consumidores. A decisão determina ainda a devolução dos valores pagos pelos consumidores.

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS