Confira a coluna
Foto: Rondoniaovivo
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
AVENTURA OU PESADELO
Dependendo do ponto de vista qualquer um dos adjetivos se encaixa quando alguém quer emitir alguma opinião sobre a BR-319. Pelo menos 450 km da Transamazônica são uma mistura de entulho, buracos, pedras soltas, lama, poeira, atoleiro e dor de cabeça. O rondoniaovivo está preparando uma reportagem especial onde mostra o perfil de quem se arrisca a usar uma estrada completamente abandonada. Um lugar esquecido pelas autoridades e bastante lembrado por políticos em época de campanha e oportunistas ambientais que fazem da estrada motivo de defesa da amazônia quando na verdade muitos outros interesses estão acima da real defesa da natureza.
FIO DE ESPERANÇA
Durante uma viagem militar, acompanhada pela equipe do Rondoniaovivo na BR 319, eu e o cinegrafista Charles Evangelista seguimos um comboio do 5º BEC ( Batalhão de Engenharia e Construção ) em direção à Manaus. Em nossa primeira parada para almoço na localidade de Realidade, distrito de Humaitá, Sul do Amazônas, a primeira pergunta dos moradores aos militares era se eles estavam chegando para fazer levantamento da estrada. O Exército Brasileiro parece ser a única esperança para as comunidades sofridas que residem nas margens da 319 o que justifica tamanha euforia e curiosidade quando os militares aparecerem.
POLÍTICOS
Ao ouvir alguns ribeirinhos da 319 questionando os militares perguntei, meio que no automático, o que os políticos dizem sobre a situação. Uma senhora de 60 anos, 40 deles vividos na Transamazônica, disse que políticos por aqueles lados só são vistos em época de eleição. Tamanho é o descaso, que os moradores afirmam que somente 04 anos depois da campanha eleitoral, quando os candidatos retornam ao local, é que muita gente fica sabendo se os “tais falastrões” foram eleitos.
SOCORRO
Na reportagem especial a ser publicada pelo Rondoniaovivo sobre a BR 319, nossos leitores vão poder conferir o incrível absurdo de ver pessoas levando 05 horas para percorrer de carro apenas 30 km.
BRAÇO FORTE
Na viagem pela 319, o exército é obrigado a atrasar todo o planejamento por conta do auxílio aos inúmeros motoristas que ficam pelo caminho. Caminhoneiros preocupados em transportar suas cargas correm riscos mesmo sabendo que a viagem nunca vai ser concluída sem interrupção. Eles passam por um, dois, três pontos críticos até encontrar um dos atoleiros de onde não se consegue sair sem ajuda.
VÍTIMA
A situação é tão crítica que até um caminhão do exército com tração e altura suficiente para não “ encalhar” na lama também atola no meio do barro. Nesse caso, os militares também acabam virando vítima. A reportagem especial vai mostrar que foram precisos dois caminhões 5ton para retirar a viatura militar do atoleiro.
AUMENTO DE FILIADOS
O partido Novo comemorou esta semana a marca de 45 mil filiados em todo o País. Segundo o partido, os filiados estão espalhados em 2000 cidades brasileiras e deve atingir 50 mil filiados nos próximos meses.
PROJETO CURIOSO
Petistas prometem derrotar o projeto do deputado General Girão (PSL-RN) que altera a Lei dos Partidos. Se for aprovada, o TSE condenará à extinção partidos cujos dirigentes se envolvam em bandalheira.
TRUMP 2020
O presidente dos EUA, Donald Trump, lançou sua campanha à reeleição esta semana. São 16 meses de campanha até a votação. As bolsas de apostas em Las Vegas colocam o republicano como favorito.
Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!