Durante o encontro, moradores relataram a urgente necessidade do retorno, imediato, dos ônibus para pegar alunos nas linhas e área rural para as escolas tanto de Mutum Paraná como de Jaci-Paraná
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O deputado estadual Jair Montes (PTC), atuou na manhã desta quinta-feira (9), como mediador, de reunião entre o secretário Estadual de Educação (SEDUC) professor Suamy Vivecananda, o Secretário Municipal de Educação (Semed) Márcio Félix, técnicos responsáveis pelo transporte escolar do governo de Rondônia, representantes da comunidade de Nova Mutum e Jaci-Paraná, além de pais de alunos, para tratar sobre a falta de transporte escolar nestas localidades.
Durante o encontro, moradores relataram a urgente necessidade do retorno, imediato, dos ônibus para pegar alunos nas linhas e área rural para as escolas tanto de Mutum Paraná como de Jaci-Paraná. De acordo com a comunidade, mesmo quando estava na ativa, o transporte atuava de forma deficitária, com a superlotação destes ônibus.
Os secretários informaram que será feito um contrato emergencial para atuação das empresas nestas regiões. Jair Montes enfatizou que é preciso de um entendimento entre as autoridades competentes, para um trabalho de parceria entre o Estado e o Município, assim resolvendo o problema.
O deputado Jair Montes sugeriu, e vai apresentar indicação na Assembleia Legislativa, para que a responsabilidade do transporte escolar nestas localidades seja assumida, de forma integral, pelo governo do Estado, recebendo de volta a cota de recursos financeiros do município de Porto Velho, destinado para a área da educação.
“Estamos buscando uma forma de não existir mais linhas de transporte escolar do município e do Estado, queremos um transporte único, e vemos o Poder Executivo com mais estrutura para assumir essa demanda. Vamos trabalhar junto a Casa de Leis, Ministério Público (MP), Tribunal de Contas (TC) e as autoridades competentes para que esse processo seja efetivado".
Ribeirinhos
Jair Montes se mostrou preocupado com o transporte fluvial dos alunos da área ribeirinha, e solicitou que seja feita a licitação de forma emergencial para atender essa demanda da educação, sem prejuízo para os alunos. Os secretários anunciaram que o processo já está em andamento.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!