Confira a coluna
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
FALANDO MAL DO STF EM NY
Ao voltar do exterior, o ministro Luís Roberto Barroso encontrou clima pesado no Supremo Tribunal Federal (STF), em razão de declarações suas na Universidade de Columbia, em Nova York. Ele fez críticas ao Brasil e ao STF o que irritou colegas. Um dos mais aborrecidos, inclusive por suas críticas à Segunda Turma do STF, teria sido o decano Celso de Mello, que não teria escondido o inconformismo em conversa com outros ministros. O Curioso é que não se viu manifestação nenhuma dos ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli que publicamente já disseram que não aceitam críticas à corte.
ACABOU O RESPEITO
As notícias policiais do dia a dia cada vez impressionam mais pela “banalização piorada”. O absurdo virou normal. Sou de um tempo em que o respeito aos pais era regra, mas hoje, infelizmente, virou exceção.
A reportagem publicada no Rondoniaovivo sobre o homem de 54 anos agredido com vários socos e pontapés ao acordar o filho, de 19 anos, para trabalhar, em Candeias do Jamari, é um exemplo disso. Acabou o respeito. O conceito de hierarquia e disciplina dos militares, questionado por imbecis travestidos de modernos, jamais foi uma criação fantástica descoberta pelos milicos. Isso vem do berço, um comportamento praticado por pais, sejam eles biológicos ou não, preocupados na formação do carácter dos filhos. Tenho plena convicção de que a criação é a base que sustenta a formação de homens e mulheres de respeito. Sobre o delinquente citado na reportagem acima ele foi denunciado pelo próprio pai e está foragido.
AGRICULTURA E SENAR
15 agricultores da capital estão participando de um curso de Olericultura Orgânica, oferecido pela Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) em parceria firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A formação vem ao encontro da necessidade de aumentar o atendimento aos agricultores que desejam produzir com tecnologia. De acordo com a Semagric, o curso é focado aos agricultores que trabalham com hortaliças onde há um aumento na demanda de consumidores desses produtos. Hoje, a maioria das hortaliças consumidas, em Porto Velho, vem de outras regiões do estado.
O curso acontece até sexta-feira (3/5), das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Associação Boa Safra, que fica na linha Santa Terezinha, Gleba Alinça, no setor Periquitos, na capital.
PODE FICAR PIOR
A nomeação de Junior Gonçalves para chefe da Casa Civil do Governo do Estado aumentou, ainda mais, a desconfiança de alguns deputados quanto ao que realmente pretende o governador em relação à Assembleia. Nos bastidores, os comentários nesta terça-feira (30) eram de que Marcos Rocha realmente não liga muito para currículo no que diz respeito a uma boa interlocução com o parlamento. Alguns deputados também comentaram, em off, que a nomeação aconteceu em um momento estratégico já que a Assembleia está “muito tranquila” devido ao feriado no meio da semana. O bombardeio de críticas deve ocorrer na próxima semana.
PORTO VELHO EM CAMPO GRANDE
Esquadrões Aéreos da Ala 6, de Porto Velho, estão participando de Exercício Operacional em Campo Grande – MS Representando a aviação de caça (Esquadrão Grifo) e a aviação de asas rotativas (Esquadrão Poti), no Exercício Operacional Tápio 2019. O treinamento acontecerá entre os meses de abril e maio na Ala 5, localizada em Campo Grande (MS), e envolverá centenas de militares e diversos esquadrões aéreos de todo o Brasil. As atividades irão simular um cenário de guerra irregular e combate contra forças insurgentes ou paramilitares, cenários constantemente encontrados em missões da ONU. O exercício operacional Tápio é resultado do processo de reestruturação que a Força Aérea Brasileira vem desenvolvendo desde 2015, com o objetivo de otimizar seu treinamento e atuação, trazendo maior operacionalidade e eficiência.
CAPACITAÇÃO
Curso realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), através do Núcleo Permanente de Educação (NUGEP) e departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC) vai servir para atualizar os profissionais médicos recém-admitidos e lotados nas unidades de pronto atendimento e também enfermeiros que já são do quadro. A iniciativa envolve os profissionais das unidades UPA Leste e Sul, Jaci-Paraná, Ana Adelaide, Samu e José Adelino. O curso acontecerá em dois sábados alternados no auditório da Unimed. O primeiro foi no último sábado (27/4). Desta forma, as escalas poderão ser revezadas a fim de que todos participem da capacitação.
PELADÃO
O prefeito de um município de Rondônia foi flagrado por câmeras de segurança circulando completamente nu pelos corredores de um hotel na Asa Sul, em Brasília. O fato aconteceu no inicio de abril, antes da marcha dos prefeitos na Capital Federal realizada entre os dias 08 e 11 de abril.
O vídeo mostra o político deixando a suíte por volta das 4h da manhã e percorrendo toda a extensão do corredor caminhando tranquilamente. Bocejando, o prefeito olhou para as câmeras e desceu até o saguão. Ele acabou contido pelos funcionários do hotel e retornou ao elevador. Depois, seguiu até o andar onde estava hospedado e voltou para o quarto.
No dia seguinte, teria sido “ convidado” a se retirar do hotel pela administração-geral. Disse em sua defesa que havia cometido o erro de ingerir bebida alcoólica após tomar remédios para dormir. Após mostrar os medicamentos o hotel permitiu que prefeito permanecesse hospedado.
OUTRO PREFEITO
Nesse mesmo evento, câmeras flagraram o prefeito da cidade de Tibagi, interior do Paraná, no elevador de um hotel recebendo sexo oral de uma moça da noite. Questionado sobre o flagrante, o prefeito teria admitido a participação em festas noturnas quentes em boates de Brasília. Mas afirmou não lembrar do momento de prazer no elevador. Há dois anos, o mesmo prefeito se envolveu em outra confusão. Em 16 de junho de 2017, ele foi esfaqueado pela então primeira-dama de Tibagi, por uma suposta traição. A mulher foi presa por tentativa de homicídio.
Isso sim é decoro. Tudo pago pelo dinheiro público. Que maravilha!!!
CLIMA QUENTE NA FRONTEIRA COM A VENEZUELA
O Deputado Federal coronel Chrisóstomo conversou por telefone com este colunista e explicou os motivos que o levaram até Pacaraima, Roraima, na fronteira com a Venezuela. De acordo com o deputado, Rondônia também é porta de entrada de venezuelanos que fogem da crise no País e vem para o Brasil em busca de refúgio. A questão preocupante, no entanto, diz respeito ás doenças que podem ser trazidas pelos estrangeiros sem que haja um controle disso na fronteira. Chrisóstomo reforça que o Brasil precisa sim ajudar, dar abrigo e comida para as famílias que chegam muitas vezes somente com a roupa do corpo. O deputado destaca que é prioridade também buscar uma maneira de tratar as pessoas que chegam doentes para que melhorem e não sejam transmissores de algum tipo de doença contagiosa.
Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!