PREVIDÊNCIA: Deputado rondoniense abre mão da aposentadoria especial do Congresso

Ele já abriu mão de carro oficial, motorista, telefone e ainda devolveu à comunidade o dinheiro dado como auxílio mudança

PREVIDÊNCIA: Deputado rondoniense abre mão da aposentadoria especial do Congresso

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado do Podemos (RO), Léo Moraes, está chamando a atenção pela forma como vem abrindo mão de benefícios assegurados aos congressistas brasileiros. Em seu primeiro mandato na Câmara Federal, ele já dispensou carro oficial, motorista, telefone e ainda devolveu à comunidade o dinheiro dado como auxílio mudança, “bônus” repassado a todos os parlamentares em início de mandato.

 

Nesta quarta-feira (24), o deputado divulgou nas redes sociais o ofício protocolado no Congresso no último dia 02 de abril em que ele abre mão da aposentadoria especial concedida aos deputados e Senadores.

 

Denominado Plano de Saúde de Seguridade Social dos Congressistas – PSSC, essa previdência especial dos deputados garante além de outras coisas, aposentadoria com proventos integrais; aposentadoria com proventos proporcionais; aposentadoria integral por invalidez permanente; aposentadoria parcial por invalidez permanente e pensão por morte ao segurado.

 

A não inclusão do fim de benefícios como esse é a principal queixa das vozes contrárias a Reforma da Previdência, uma vez que os gastos são milionários e as vantagens restritas a um pequeno grupo, fato que se não é ilegal é imoral, perante a realidade do país.

 

O projeto passou na comissão do Congresso que analisou a constitucionalidade da Reforma, porém o Governo Federal ainda precisa conquistar mais votos, já que dos 308 votos necessários para a aprovação do Projeto, atualmente, contam com o apoio de 109 parlamentares.

 

A expectativa é de que agora em debate na Câmara Federal, a Reforma da Previdência comece a incluir a retirada da previdência especial de autoridades políticas e judiciárias, tal qual a Reforma apresentada faz com o trabalhador comum com o argumento que é um “sacrifício” pelo bem do Brasil.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS