13º SALÁRIO: Nazif apresenta projetos em defesa dos direitos dos Soldados da Borracha

Em 1945, muitos nordestinos e nortistas desembarcaram na Amazônia, por ocasião da 2ª Guerra Mundial, para produzirem a borracha tirada do látex da seringueira, o chamado “ouro branco”

13º SALÁRIO: Nazif apresenta projetos em defesa dos direitos dos Soldados da Borracha

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado Mauro Nazif (PSB) de RO apresentou dois projetos para que os Soldados da Borracha recebam o 13° salário (PL 1589/19) e para que tenham atendimento médico nos Hospitais das Forças Armadas (PL1588/19).

 

A luta dos soldados da borracha é antiga. Em 1945, muitos nordestinos e nortistas desembarcaram na Amazônia, por ocasião da 2ª Guerra Mundial, para produzirem a borracha tirada do látex da seringueira, o chamado “ouro branco”, que abastecia a Europa para fabricação de todos os artefatos de borracha necessários à demanda da época, a exemplo dos pneus para as viaturas.

 

O (PL 1589/19) dá o direito aos soldados da borracha de receber o 13º salário, a exemplo dos demais trabalhadores e aposentados.  “É um absurdo que esses valorosos “soldados” permaneçam esquecidos pela União, sobrevivendo à margem da sociedade”, afirma Mauro.

 

 

 

 

Outro ponto igualmente importante, é que apesar de terem trabalhado para o País, como auxiliares indiretos no grande conflito mundial, os soldados da borracha, não tem direito de serem atendidos pelas unidades de saúde das Forças Armadas.

 

Ambos os projetos de Lei, 13° salário (PL 1589/19) e atendimento médico nos Hospitais das Forças Armadas (PL1588/19) visam equiparar direitos que já deveriam ter sido concedidos aos Soldados da Borracha, visto que o mais novo deles tem hoje, 85 anos.

 

Pedindo justiça em nome de todos os soldados da borracha no Brasil, o vice- presidente George Telles luta em favor das principais reivindicações da classe. O Sindicato dos Soldados da Borracha vem lutando em defesa da categoria em todo território nacional, inclusive nos estados do Acre, Pará, Amazonas e Rondônia, onde se concentram a maioria do que ainda resta do antigo exército da borracha, que um dia chegou a somar 55 mil recrutados.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS